Governo faz tratamento diferenciado entre servidores civis e militares contratados

O Governo Federal mais uma vez mostra a sua impessoalidade e promove o tratamento diferenciado entre servidores do serviço público. As vítimas da vez foram os servidores civis aposentados contratados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de um chamamento público em maio. Esse grupo de profissionais não visualizou em seus contracheques a prévia do décimo terceiro salário. Os únicos servidores que tiveram seu direito garantido foram os servidores militares aposentados contratados pelo mesmo edital.

Essa situação causou uma profunda estranheza em todos, uma vez que os dois grupos (militares e civis) realizam as mesmas atividades de atendimento ao público para a área previdenciária. Ao responderem aos mesmos critérios do edital e serem selecionados, esses profissionais passaram pelo mesmo treinamento e foram contratados de forma temporária.

Não há justificativa para esse tipo de tratamento diferenciado e muito menos que explique porque apenas os servidores militares tenham o usufruto de um direito. A nossa esperança é que mais esse absurdo do Governo Federal tenha sido um erro administrativo e não uma postura preconceituosa e beneficiar os servidores militares do INSS – grupo em que frequentemente tem sido beneficiado pelo governo Bolsonaro – em detrimento dos civis.

O Sindsprev-PE gostaria de informar à categoria que a nossa assessoria jurídica está a par dessa situação e está reunindo toda a documentação necessária para analisar as portarias de nomeações dos servidores civil e o militares do INSS e que entraram no edital já citado. Além disso, o Sindicato também entrou em contato com a Confederação Nacional do Trabalhador em Seguridade Social (CNTSS) para que uma reunião seja marcada urgentemente com os representantes do Governo para pressioná-lo para que essa medida seja corrigida, caso tenha sido intencional.

Se o governo administrativamente não revir a sua postura, o Sindicato judicializará essa situação e exigirá que o Governo garanta os mesmos direitos para todos os servidores contratados de forma temporária. O Sindsprev-PE está atento e lutará para que o direito de todos os servidores seja garantido. Estamos na luta!

Sindsprev-PE discute racismo estrutural e homenageia a negritude

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Sindsprev-PE realizará, na quinta-feira (26), uma roda de diálogo sobre o racismo estrutural e homenageará a cultura negra. A discussão será realizada às 19h e será coordenada pela diretora da Secretaria de Políticas Sociais e Culturais, Iacelys Maria de Carvalho. Como convidados, teremos a presença do deputado estadual Isaltino Nascimento, fundador do Sindsprev-PE; Ebômi Dario Ferreira, diretor do Afoxé Omô Nilê Ogunjá; e Lúcia dos Prazeres, pesquisadora e escritora da obra Terça Negra no Recife – Dança, Música, Espiritualidade e Sagrado Integrante do LABERER. A conversa poderá ser conferida em nosso canal do Youtube (www.youtube.com/ sindsprevrecifepe)

À 20h, o evento promoverá uma oficina de turbantes para quem quer mostrar a exuberância da sua negritude e reafirmar a cultura afro-brasileira. Para participar, você só vai precisar de lenços durante a oficina. Em seguida, o encerramento terá uma apresentação cultural. Um momento leve para fechar com alegria as discussões acerca do dia 20 de novembro, um dia que precisa ser discutido e, sobretudo, vivido em todos os dias do ano. Negros e negras precisam ser respeitados neste país e essa é chave para conquistarmos uma sociedade, de fato, democrática.