Vidas Cruzadas é a nossa dica cultural


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


https://www.youtube.com/watch?v=-r7zqsAEIfE

No dia da Consciência Negra, a Dica Cultural de hoje é o filme Histórias Cruzadas, de Tate Taylor. O filme foi lançado em 2011 e é baseado no livro The Help. A produção conta a história de Skeeter (Emma Stone), uma jovem branca, que retorna à sua cidade natal (Mississipi - EUA), e está determinada escrever um livro contando as histórias de mulheres negras, como Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer), que trabalham nos lares das famílias brancas e ricas, mas sofrem preconceito racial.

O filme é uma denúncia à condição das mulheres negras no Sul dos Estados Unidos na década de 60 e explora temas como segregação racial, violência doméstica, exploração do trabalho e racismo. “Histórias Cruzadas” tem quase duas horas e meia de duração e é intenso. O longa-metragem se encontra disponível em plataformas de streaming.

Para além do filme, vale prestar atenção em uma contradição da produção norte-americana, pois, mesmo falando sobre racismo, o filme traz uma mulher branca como personagem que “ajuda” a denunciar a discriminação racial e “dá voz” às mulheres negras. É a partir da inquietação de uma mulher branca que a história se movimenta. Mais uma vez a indústria cinematográfica negligencia o ponto de vista dos negros e a história é contada a partir de outro prisma. Você já assistiu à produção? O que você achou do filme?

« Voltar