Dica Cultural Sindsprev-PE

Quer assistir a um bom filme nesta sexta-feira? Que tal conhecer o filme “Abraço, a única saída é lutar”. O filme estreou no dia 15 de outubro, Dia do Professor, e chegou às plataformas de streaming ontem (29). A produção é dirigida por DF Fiuza e é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese).

A obra tem arrancado elogios e recebeu três prêmios no Festival Cine PE em 2019 nas categorias melhor filme pelo júri popular; melhor atriz e melhor trilha, além de menção honrosa para as atrizes Izabel Santos e Rita Maia pelo júri especializado.

Fiuza busca desmistificar a figura do militante sindicalista, alvo de estereótipos por parcelas da sociedade. A proposta dela é desconstruir o olhar preconceituoso que é direcionado aos sindicalistas. O filme tem como protagonista a personagem Ana Rosa, interpretado pela Giuliana Maria. A Ana Rosa é uma professora, mãe e líder sindical e, através dela, o filme retrata a luta das mulheres contra o machismo.

A trilha sonora é de André Abujamra e Eron Guarniere, com participação do compositor Chico César. Além do patrocínio do Sintese, o filme contou com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).