Dica Cultural Sindsprev-PE

Você gosta de livros sobre investigação? Hoje, a gente vai falar um pouco sobre o livro Cova 312, da jornalista Daniela Arbex. Lançado em 2015, a publicação é fruto de uma investigação jornalística publicada no Tribuna de Minas em 2002.

Daniela Arbex conta, através de um texto forte, rico em detalhes e com uma sensibilidade ímpar, a trajetória do guerrilheiro do Caparaó, Zona da Mata mineira, Milton Soares de Castro, um jovem de 26 anos que lutou contra a ditadura cívico-militar, mas foi preso, torturado e morto pelos militares. Seu corpo, porém, nunca foi encontrado. Por meio de uma investigação criteriosa, Arbex descobriu detalhes da morte de Milton Soares de Castro e isso fez com que seu livro se transformasse em uma Comissão da Verdade.

A publicação muda os relatos sobre a trajetória de Milton Soares de Castro. A publicação conta, ainda, sobre a história familiar de Milton, seus sonhos e desejos. Todo o livro é recheado de uma escrita potente e poética. Impossível não se emocionar. Cova 312 é vencedor na categoria de melhor livro-reportagem no Prêmio Jabuti, uma das premiações mais importantes no mercado literário brasileiro.