Amupe firma compromisso para que servidores do INSS possam ter testagem rápida de Covid-19

Por meio de uma parceria importante, o Sindsprev-PE avançou mais um passo em direção ao cumprimento dos itens do protocolo sanitário em meio ao retorno das atividades presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) firmou compromisso e articulará para que municípios forneçam testagem rápida de covid-19 para servidores do INSS. A notícia foi divulgada, hoje (14), em uma videoconferência, que contou com a presença de José Patriota, presidente da Amupe; do deputado estadual Isaltino Nascimento; do coordenador geral em exercício, Irineu Messias; e dos diretores Gustavo de Arruda, José Carlos Tavares (Carlão), Alzira Soares e Karina Gomes.

Antes da reabertura, o Sindsprev-PE realizou vistorias nas Agências da Previdência Social (APSs) e acompanhou as comissões criadas nas quatro gerências executivas após o retorno das atividades (ver Portarias abaixo), assim o funcionário poderão encaminhar denúncias às comissões e ao Sindicato quando um item do protocolo instituído pelo próprio INSS não estiver sendo cumprido. A testagem, porém, era uma reivindicação que não vinha sendo cumprida por parte do órgão federal, sob a alegação de que esse item não consta no protocolo sanitário. O Sindicato divergiu dessa postura e insistiu que o INSS procurasse órgãos municipais e estaduais para viabilizar as testagens nos servidores do INSS em todo o estado. Preocupado com a saúde e a segurança sanitária dos servidores, o Sindicato procurou simultaneamente articular-se com diversos órgãos, a Amupe foi um deles.

Durante a reunião, o presidente da Amupe acatou a reivindicação de pronto. “É justa demais essa reivindicação e não cabe discussão”, afirmou José Patriota, que contextualizou a importância dos funcionários do INSS para os municípios. De acordo com Patriota, a receita distribuída, através do INSS, para os pequenos e médios municípios é ímpar. “É a sustentação da economia local, é uma distribuição de renda incomparável e, infelizmente, seus profissionais não têm condições de trabalho adequadas em algumas situações”, contextualizou. Com essa parceria, os funcionários diagnosticados com covid-19 deverão ficar em quarentena e serão dispensados das atividades presenciais, como prevê os protocolos sanitários.

Para o diretor José Carlos Tavares (Carlão), a parceria é bastante positiva e tem de tudo para resolver as pendências encontradas pelo Sindsprev-PE nas vistorias das Agências. “Visitei todas as APSs que estavam abertas e enviamos documentos aos prefeitos em busca de apoio, mas, infelizmente, não tivemos sucesso. Acredito que agora, a partir dessa parceira e desse diálogo com Patriota, tudo vai ser resolver em relação à testagem da categoria”, afirmou o diretor.

Como forma de agradecimento, o deputado Isaltino fará, nesta quinta-feira (15), um pedido de voto de aplauso à Amupe, sua presidência e diretores da entidade pela presteza no atendimento à solicitação do Sindsprev-PE na luta pela saúde e segurança sanitária dos servidores e segurados do INSS. Como encaminhamento, o Sindicato solicitará à Superintendência Regional Nordeste que os órgãos municipais tenham acesso às APSs ou que disponibilizem o deslocamento dos servidores até os órgãos municipais para que eles façam os testes que, inclusive, podem ser periódicos.

A reunião revelou a necessidade da uma interação entre o órgão federal e a Amupe. O coordenador geral em exercício, Irineu Messias, informou que há, por parte da Superintendência Regional e suas respectivas gerências executivas em Pernambuco, o interesse em manter essa interação, um compromisso assumido em reunião com a diretoria do Sindicato.

O resultado da parceria será levado pelo presidente da Amupe à Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta sexta-feira (16). Nela, José Patriota irá sugerir que entidades municipalistas dos outros estados ofereçam testagem aos servidores públicos do INSS. Já o Sindsprev-PE fará contatos com os sindicatos coirmãos para que, paralelamente à iniciativa da Amupe junto a CNM, solicitem reuniões semelhantes com as associações municipalistas em seus respectivos estados em uma articulação liderada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS).

ofcirc5PRES-INSS

ofcirc5PRES-INSSanexoI