Teletrabalho e alteração da GDASS escondem armadilhas para servidores do INSS

O Sindsprev-PE realizará, nesta terça-feira (13), às 19h, uma reunião por videoconferência para dialogar com os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a reabertura do órgão federal, a alteração nos critérios de avaliação da parcela individual da Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS), e as armadilhas do teletrabalho.

Acelerado por causa da pandemia, o teletrabalho tem sido utilizado pelo governo para economizar recursos, porém à custa do trabalhador. A gestão não está pagando internet, água, luz, manutenção do espaço físico, mobiliário, vale refeição, auxílio transporte e insalubridade, os últimos, inclusive, integram a remuneração dos trabalhadores. Além de não oferecer condições de trabalho aos servidores, o INSS está aumentando as metas.

A estratégia visa inserir o sistema de produtividade no órgão. Em agosto de 2019, o INSS editou a Portaria Conjunta nº 06, que estabeleceu o novo indicador para mensuração da Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS). Sob a nomenclatura de Índice de Tarefas Concluídas (ITC-GDASS), o INSS mudou os indicadores de forma irregular e transferiu responsabilidades do INSS para o servidor, pois, ao utilizar um sistema que não funciona e que não mede os pontos, o trabalhador é obrigado a gerenciar suas atividades de forma paralela ao INSS. O trabalhador acaba realizando mais atividades por medo de não atingir as metas e ter descontos na remuneração ou ter uma avaliação negativa. A proposta da Reforma Administrativa coloca que com três avaliações negativas o servidor poderá ser demitido.

A representação dos trabalhadores exige a criação de um Grupo de Trabalho (GT) sobre o Teletrabalho para discutir adoecimento da categoria, custeio da máquina pública, inserir a discussão de gênero nessa modalidade de trabalho e a pactuação das metas. Os sindicatos querem dialogar sobre GT de carreira, de desempenho e de Pontuação. O diálogo com os servidores precisa ser feito. Não vamos admitir a imposição de mudanças estruturais que mexem com a remuneração e promove um adoecimento na categoria.

Inscrições abertas para participar de sorteio em homenagem ao servidor público

O Sindsprev-PE abrirá, nesta terça-feira (13), as inscrições para o sorteio em comemoração ao Dia do Servidor Público. Para participar, basta se inscrever no site www.sindsprev.org.br/sorteio. As inscrições vão até às 12h do dia 28. Neste ano, a festa homenageará os profissionais de saúde, trabalhadores que estão na linha de frente contra o novo coronavírus. A festa será transmitida pelo Youtube do Sindsprev-PE no dia 28 de outubro das 14h às 17h. Na live, serão sorteados 30 prêmios e a Banda Luará se apresentará.

Encontro dos aposentados terá edição da caixinha de música

Nesta semana, o Encontro dos Aposentados será remanejado. O encontro será realizado nesta quarta-feira (14) e realizará a brincadeira da caixinha de música para que os aposentados escolham canções para se emocionar, integrar e refletir. O Encontro começará às 14h, terá a facilitação de Samuel Araújo, professor de dança e produtor cultural e contará com a coordenação da Secretária Amara Vital. Ficou interessado? Baixa o aplicativo Zoom e participe através do link https://us02web.zoom.us/j/84475646108.

Participe do I Encontro Virtual CRPS & Sociedade

Estão abertas as inscrições do I Encontro Virtual CRPS & Sociedade, do Conselho de Recursos da Previdência Social. O evento será realizado entre 19 e 23 de outubro e debaterá temas do Direito Previdenciário, como a redução da judicialização, mediação e arbitragem em matéria previdenciária, além de tópicos específicos sobre o processo recursal previdenciário no âmbito administrativo. O evento é online, gratuito e é uma grande oportunidade para aprender mais sobre a Previdência Social. Inscrições no site: https://www.even3.com.br/ecrps2020/.