Fim do fator previdenciário é aprovado em comissão da Câmara Federal

Na quarta passada, 08/10, a Comissão Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 3299/08, que prevê o fim do fator previdenciário. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o PL já foi aprovado pelo Senado e, agora será apreciado por mais duas comissões da Câmara Federal. Depois, o projeto segue para votação no plenário.

O fator previdenciário é um índice usado para calcular o valor da aposentadoria. Leva em conta a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida no momento de aposentadoria. Nos últimos anos, segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando, o que reduz muito o valor da aposentadoria.

O Sindsprev-PE apóia a pressão da CUT pelo fim do fator previdenciário e reforça sua posição contrária a qualquer mudança no sistema que retire direitos dos trabalhadores.