Sindsprev-PE conclui palestras sobre saúde mental e disponibiliza material para filiados

O Sindsprev-PE concluiu, na última quarta-feira (16), o ciclo de palestras sobre saúde mental com a psicóloga Ana Magnólia Mendes. Durante quatro meses, a categoria teve acesso a exposições e debates sobre o adoecimento no trabalho, suas características e suas causas. A ação promoveu palestras e disponibilizou suporte psicológico aos servidores fragilizados neste período de pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Ana Magnólia Mendes, psicóloga e professora doutora do departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), o esgotamento emocional, a falta de reconhecimento e um modelo de gestão individualista e produtivista estão fazendo com que profissionais tenham cada vez mais problemas psicológicos. A avaliação da professora encontra respaldo no cenário nacional. Segundo a Secretaria de Previdência/Ministério da Fazenda (2017), transtornos mentais e comportamentais são a terceira causa de incapacidade para o trabalho, correspondendo a 9% da concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

A psicóloga afirma que trabalhadores estão vivendo uma onda de melancolia e de depressão em função das muitas perdas que vem enfrentando, como perda de direitos, perda dos laços sociais, perda da estabilidade e da segurança. O cenário de adoecimento, inclusive, está se alastrando por categorias que antes tinham uma condição melhor de trabalho. “Antes, bancários e professores eram sempre as maiores vítimas do adoecimento e agora profissionais liberais, como médicos, assistentes sociais e psicólogos, têm adoecido e têm procurado o acompanhamento na Clínica do Trabalho”, acrescentou.

Para os filiados do Sindsprev-PE, as palestras eram realizadas por meio de videoconferências nas quartas-feiras das 17h às 18h30 e, após a exposição do assunto, a psicóloga promovia conversas para conhecer melhor os sentimentos da sua plateia virtual. “O objetivo era que as pessoas se identificassem com as falas e se sentissem mais aliviados em relação às suas angústias e ansiedades. Já as pessoas que precisavam de uma atenção maior poderiam procurar um profissional disponibilizado pelo Sindsprev-PE para uma escuta clínica individua l”, explicou a professora. Atualmente, os filiados poderão ter esse acompanhamento individual através da Clínica do Trabalho, um projeto da UnB.

A psicóloga conta que se assustou ao perceber o nível de sofrimento das pessoas, mesmos aqueles vinculados ao movimento social. “São pessoas de diferentes idades, postos de trabalho e lugares políticos em sofrimento não só por questões vinculadas ao coronavírus, mas, principalmente, por estarem diante de um cenário de incertezas e de desamparo absoluto em nosso país”, relevou. Ela lembra também que ouviu muitos relatos de relações sociais deterioradas por causa do preconceito, da falta de solidariedade, a excessiva vigilância e patrulhamento entre os colegas de trabalho num nível horizontal.

Para ajudar nesse contexto, as palestras discutiram medo e insegurança; sobrecarga e assédio; estresse e medicalização; melancolia e depressão. Em seguida, os temas aprofundaram para teletrabalho, modelo produtivista, vida virtual, patologias do trabalho, capitalismo digital e ética da convivência humana.

Desafio - Para Ana Magnólia Mendes, o movimento sindical tem um grande desafio. “O mundo do trabalho tem um novo formato gestado pelo capitalismo neoliberal, financeiro e digital. Esse capitalismo criará novas subjetividades, condutas, relações sociais, patologias e adoecimentos”, contextualizou. Ela acredita ainda que os movimentos sociais devem encontrar alternativas para as ações políticas coletivas e que produzam efeito. “As plataformas digitais nos aprisionam, aprisionam o nosso agir, não só o corpo físico, o nosso cognitivo, mas também a nossa capacidade política e isso não é bom para a democracia”, refletiu.

Perdeu alguma palestra? Você pode ver ou rever as palestras da psicóloga Ana Magnólia Mendes. Clique na matéria e escolha um dos 17 temas disponíveis. Você terá acesso ao material na íntegra.

Isolamento, medo e insegurança

Sobrecarga, assédio e sofrimento

Estresse e medicalização

Melancolia de depressão

Perdas e lutos

Gestão produtivista e patologia da indiferença

Teletrabalho e adoecimento

Capitalismo digital e vida virtual

As vozes tirânicas do super eu: como resistir?

Colonização e servidão coletiva

Normopatia e sociopatia

Fobias e síndrome do pânico

Os dilemas da aposentadoria