Cobrança do Sindsprev- PE resulta em comissões para acolher denúncias e cartilhas educativas

Os dirigentes do Sindsprev-PE repassaram aos gestores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) as denúncias da categoria sobre processo de reabertura do órgão federal em reunião realizada na quarta-feira (16). Participaram da reunião o Superintendente Regional Geral, Marcos de Brito, e os gerentes executivos Jefferson Filho (Caruaru), Everaldo de Macedo Júnior (Garanhuns), Thalys Gomes (Petrolina) e Denise de Andrade (Recife).

Os servidores relataram que não houve capacitação dos profissionais responsáveis em aferir a temperatura e há situações em que a medida não é feita, faltam proteções de acrílico nos balcões nas seções operacionais de gestão de pessoas (SOGPs) e não há ventilação natural nos ambientes. Os trabalhadores falam ainda da falta álcool em gel nas mesas de atendimento e da insuficiência de vigilantes e de funcionários de limpeza nas Agências da Previdência Social (APSs). Os profissionais do serviço social se queixaram porque não receberem máscaras adequadas. Pelas normas do Guia de Orientações ao Retorno do Trabalho Presencial do INSS, esses profissionais devem receber máscaras cirúrgicas.

O descumprimento das normativas acontece na Região Metropolitana do Recife e no interior. Para o Sindicato, a situação é grave, pois expõe usuários e servidores ao coronavírus. O Sindsprev-PE cobrou medidas para resolução das denúncias e, durante reunião, ficou acordado que o INSS criará uma comissão para receber as denúncias de descumprimento do protocolo em cada APS. A comissão buscará a solução imediata da irregularidade e comunicará o problema ao gerente executivo. O órgão deverá ser composta por três servidores de cada gerência (logística, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) e atendimento). Ainda na reunião, o INSS informou que distribuirá máscaras cirúrgicas aos assistentes sociais.

O Sindsprev-PE construirá uma cartilha educativa para divulgar os itens que devem constar nas APSs. É importante que a categoria leia com cuidado a cartilha virtual e, ao encontrar irregularidades, comunique o fato às comissões e ao Sindsprev-PE. Caso as denúncias não sejam resolvidas, o Sindicato tomará as medidas cabíveis. O Sindsprev-PE reafirma sua posição firme em defesa da vida dos trabalhadores do INSS e do usuário, que deve ser protegida.

Agenda - O Sindsprev-PE continua sua vigilância em relação à reabertura do INSS. Uma reunião será feita nesta segunda-feira (21), às 19h, com os servidores do órgão federal para avaliar o cumprimento do protocolo sanitário. A reunião será feito pela plataforma Zoom por meio do link que será divulgado em nossas redes sociais. Servidores, participem e levem suas contribuições para a reunião. Sua opinião é muito importante e nos ajudará a fazer com que as portarias conjuntas que disciplinam o retorno ao trabalho presencial do INSS sejam respeitados.

Aposentados participam de tarde descontraída

Ainda na segunda-feira (21), o Sindsprev-PE realiza o Encontro com Aposentados e promoverá a Radiola de Ficha, um momento de descontração para que aposentados escolham canções dancem, divirtam-se, e reflitam. A reunião terá um bate-papo superdescontraído e começará às 15h. A facilitação será com Samuel Araújo, professor de dança e produtor cultural. Ficou interessado? Baixa o aplicativo Zoom e acesse à live por meio do link https://us02web.zoom.us/j/84475646108.