Dica cultural Sindsprev-PE

A dica cultural de hoje é uma leitura difícil. Incômoda. Que lhe tira da zona de conforto. Faz refletir. Por mais que seja desgastante encarar, “Não Basta Não Ser Racista: Sejamos Antirracistas”, de Robin Diangelo, publicado pela Faro Editorial.

Não basta não ser racista — Sejamos antirracistas ocupa as primeiras posições das listas de livros mais vendidos do mundo desde seu lançamento. A escritora é professora universitária, autora e consultora em questões de justiça racial e social há mais de vinte anos. O livro é escrito por uma branca que da palestra em empresas de como não ser racista.

O livro fala que o racismo existe em todos os países, mas frisa o racismo nos Estados Unidos contando toda uma história e mostrando que é preciso entender que existe um sistema, porém isso não quer dizer que não se pode combatê-lo. É uma leitura “obrigatória” para brancos, onde mostra a importância da representatividade em todas as esferas.

Vale a pena dedicar minutos do seu tempo para desfrutar de uma obra necessária, transformadora e urgente. Uma literatura construtiva, educativa e reflexiva. Essa foi a dica cultural desse final de semana, sexta-feira tem mais!