Sinsdsprev-PE exige cumprimento de todos os itens do protocolo sanitário

Sindicato formulará um check-list dos itens para que a categoria ajude a fiscalizar esse retorno. Caso protocolo não seja respeitado, o Sindsprev-PE tomará as medidas cabíveis.

O Sindsprev-PE participou, ontem (16), de uma reunião com representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para exigir o cumprimento das normativas que estabelecem medidas sanitárias ao órgão federal. A reunião foi realizada por videoconferência e teve a participação do Superintendente Regional Geral, Marcos de Brito, e dos quatro gerentes executivos de Pernambuco. Uma nova reunião será feita por videoconferência nesta segunda-feira (21), às 19h, com servidores do INSS para avaliar a reabertura e o cumprimento do protocolo sanitário.

De acordo com a categoria, não houve capacitação dos profissionais responsáveis em aferir a temperatura e há situações em que a medida não está sendo feita, faltam proteções de acrílico nos balcões nas seções operacionais de gestão de pessoas (SOGPs), não há ventilação natural nos ambientes e falta álcool em gel nas mesas de atendimento. Há ainda insuficiência de vigilantes e de funcionários de limpeza nas Agências da Previdência Social (APSs) e os profissionais do serviço social se queixaram que não receberam máscaras de tecido. Pelo Guia de Orientações ao Retorno do Trabalho Presencial do INSS, esses profissionais deveriam ter à sua disposição máscaras cirúrgicas.

O descumprimento acontece nas Agências da Previdência Social da Região Metropolitana do Recife e no interior do estado. Para o Sindicato, a situação é grave, pois expõe usuários – integrantes do chamado grupo de risco - e servidores ao coronavírus. Além disso, os médicos peritos não retornaram e, na prática, o serviço que estava sendo feito na quarentena não difere do serviço disponibilizado hoje para a população, uma vez que as perícias contabilizam as maiores pendências do INSS atualmente.

Durante a negociação, ficou acordado que o INSS criará uma comissão para recepcionar as denúncias de descumprimento do protocolo em cada Agência da Previdência Social. Caberá à comissão buscar de imediato a solução da irregularidade e comunicar ao gerente executivo o problema. A comissão deverá ser composta por três servidores de cada gerência (logística, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) e atendimento). Na reunião, o INSS informou que iria distribuir máscaras cirúrgicas aos assistentes sociais.

O Sindsprev-PE construirá um documento de caráter educativo para divulgar quais são os itens que devem constar nas APSs. É importante que a categoria leia com cuidado a cartilha, que será distribuída virtualmente, e, ao encontrar irregularidades, comunique o fato às comissões e ao Sindsprev-PE. Caso as orientações não sejam acatadas, o Sindicato tomará as medidas cabíveis. Com essas ações, o Sindsprev-PE reafirma sua posição firme em defesa da vida dos trabalhadores do INSS e dos seus segurados, que deve ser protegida.