Sindsprev repudia a aprovação das fundações estatais e a agressão da PM a sindicalistas

A direção do Sindsprev repudia, de forma veemente, a aprovação do Projeto de Lei do Governo de Pernambuco que cria as fundações estatais para gerir hospitais públicos e escolas públicas profissionalizantes.

Na quinta passada, 28/08, o projeto foi aprovado em segunda votação, através de uma manobra anti-democrática feita pelo governo e pela Assembléia Legislativa. A matéria tramitou na surdina, no tempo recorde de apenas dois dias seguidos, sem discussão com organizações da sociedade: sindicatos, CUT, associações, entre outras.

Juntamente com a CUT e outros sindicatos, dirigentes do Sindsprev acompanharam as votações e participaram do protesto contra o projeto. Repudiamos também a atitude arbitrária do presidente da Assembléia Legislativa que autorizou a agressão da Polícia Militar contra os trabalhadores presentes.

“Essas entidades de direito privado tornam precárias as relações de trabalho, acabam com a estabilidade dos novos servidores e com o controle social, porque não prevê a participação dos trabalhadores e dos usuários”, critica o coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio.

Segundo o sindicalista, além disso, as fundações estatais ferem princípios do SUS e abrem brechas para a privatização da saúde e da educação públicas.