Sindsprev-PE e CNTSS discutem reabertura das Agências do INSS

A defesa da vida dos trabalhadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será colocada em pauta, nesta quinta-feira (10), às 10h30, pelo Sindsprev-PE, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e seus sindicatos filiados. A reabertura das Agências da Previdência Social (APSs) será tema de reunião, que terá a participação da Presidência do INSS. O Sindsprev-PE será representado pelo diretor executivo, Márcio Ranieri.

Feita por videoconferência, o Sindicato reforçará a posição contrária ao retorno neste momento, pois a pandemia permanece sem controle. No dia 3 de setembro, o Governo de Pernambuco informou a ocorrência de 1.704 novos casos da Covid-19. Ao todo, Pernambuco teve 130.199 casos confirmados e 7.619 óbitos.

Mesmo diante desses números, o Governo Federal prorrogou o retorno gradual do atendimento presencial nas APSs para 14 de setembro e o atendimento exclusivo por meio de canais remotos para 11 de setembro por meio da Portaria Conjunta nº 46. O Sindsprev-PE continuará a lutar para que o INSS respeite as exigências sanitárias expressas nas Portarias Conjuntas nº 20 e nº 22 e que a reabertura só seja feita com respeito à vida dos trabalhadores.

Servidores do INSS sofrem discriminação e Sindicato decide entrar com ação na Justiça

Os servidores do INSS estão recebendo um tratamento diferente dos demais no retorno às atividades presenciais. Foi constatado que, ao fazer a busca “trabalho remoto” no Diário Oficial da União (DOU), profissionais do INSS são os únicos que não têm o direito de se manter no trabalho remoto, caso comprovem que moram com parentes do grupo de risco.

Esse direito está expresso na Portaria nº 2.858, de 8 de julho de 2020, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), que fixa medidas de prevenção à infecção e à propagação do novo coronavírus. No DOU, é possível identificar que, em outros órgãos, o Governo Federal considera a Portaria nº 2.858 e estende a manutenção do trabalho remoto a servidores responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por Covid-19 (desde que coabite); a quem apresenta sinais e sintomas gripais; a quem reside com pessoa com 60 anos ou mais; ou com pessoas imunodeficientes ou portadores de doença crônica ou grave.

Os servidores prejudicados devem reunir a documentação comprobatória (Identidade; CPF; comprovante de residência do servidor e do pai, mãe; e Laudo médico acerca de comorbidades). A categoria deve ainda preencher, assinar e encaminhar a procuração disponível no site do Sindsprev-PE ao nosso jurídico, que entrará com ações judiciais individuais.

Semana terá Grito dos Excluídos e debate sobre ética da convivência humana

Nesta segunda-feira (7), o Grito dos Excluídos sairá às ruas e o Sindsprev-PE estará presente nesta 26ª edição. A concentração será no Parque 13 de Maio, no Recife, às 9h. Sob o tema A Vida em Primeiro Lugar, a mobilização discutirá a constante ameaça contra a vida dos menos favorecidos, o altíssimo índice de assassinato de jovens negros, pobres e o desprezo às medidas tomadas pelo atual governo contra a classe trabalhadora, como a reforma trabalhista e da Previdência.

Na quarta-feira (9), a reflexão será sobre A ética da convivência humana. A psicóloga Ana Magnólia continua com a diálogo sobre nossa saúde mental. A palestra será ministrada às 17h pela plataforma Zoom através do link https://us02web.zoom.us/j/84711143750. Participe! Aviso - Não haverá reunião dos aposentados nesta segunda em virtude do feriado de 7 de setembro, dia da Independência.