Sindicatos e confederação cobram da Superintendência Regional do INSS Nordeste soluções sobre reabertura e número elevado de metas

O Sindsprev-PE se reuniu, na quarta-feira (19), com o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcos de Brito. Feita por videoconferência, a reunião discutiu a reabertura das agências, entrega de equipamentos de proteção individual (EPI) e análise de processos do seguro defeso. A cobrança contou com a participação dos sindicatos dos servidores públicos federais de Sergipe, de Alagoas, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) e dos gerentes executivos da Regional Nordeste do INSS.

De acordo com José Gustavo, do Sindsprev-PE, a categoria tem reclamado da meta de estipulada para cada servidor (500 seguros defeso por mês). “A meta é inexequível e prejudica o cumprimento das metas no geral. Hoje, uma pessoa consegue com muita dificuldade cumprir 200 seguros defeso por mês”, explicou José Gustavo. Para o sindicalista, a meta precisa ser revista. O seguro defeso é o benefício ao pescador artesanal durante o período em que fica impedido de pescar em razão da necessidade de preservação das espécies.

Renan Leal, chefe da divisão de Atendimento do INSS, afirmou que buscará soluções para favorecer a análise do seguro defeso. A proposta estudada visa equalizar a mão de obra destacando 50% para processos em exigência e 50% para análise, para atingir a meta dos servidores.

José Bonifácio, dirigente do Sindsprev-PE e da CNTSS, alertou que existem Agências que não receberam os EPIs. O superintendente Marcos de Brito acredita que todas as gerências executivas receberão os EPIs até o feriado de sete de setembro. A informação é que, das 420 unidades na Regional Nordeste, apenas 104 estão aptas ao retorno. O Sindsprev-PE reafirma seu posicionamento contrário à reabertura e reivindica o cumprimento por parte do INSS das exigências sanitárias expressas nas Portarias Conjuntas nº 20 e nº 22. Pernambuco foi representado por José Bonifácio, José Gustavo, Wellington Wanderlei e Alzira Soares, todos diretores do Sindsprev-PE.

Câmara aprova veto de Bolsonaro. Servidor público não terá aumento até 2021

Nessa quinta-feira (20), a Câmara dos Deputados manteve o veto do presidente Jair Bolsonaro à concessão de reajustes salariais a servidores públicos que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Com a manutenção do veto, fica proibido, até o fim de 2021, conceder aumento salarial para qualquer categoria do serviço público no âmbito federal, estadual e municipal.

O veto ao reajuste foi feito ao sancionar a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, que ajuda a estados e municípios em razão da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, Bolsonaro justificou que essas exceções violam o interesse público. A manutenção do veto teve 316 votos e a derrubada do veto, 165 votos. Dois deputados se abstiveram. Se fosse derrubado, o reajuste não seria automático. Ele ficaria a critério das autoridades competentes.

O Sindsprev-PE repudia mais esse ataque ao servidores públicos brasileiros que, nem mesmo enfrentando o coronavírus, conseguem ser vistos com respeito pelo Presidente da República e pelo Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deputado que se envolveu bastante na manutenção do veto. Pedimos respeito!

Votos contra servidores: André de Paula (PSD); André Ferreira (PSC); Augusto Coutinho (Solidariedade); Daniel Coelho (Cidadania); Eduardo da Fonte (Progressistas); Felipe Carreras (PSB); Fernando Coelho Filho (DEM); Luciano Bivar (PSL); Ossesio Silva (Republicanos); Pastor Eurico (Patriota); Raul Henry (MDB); Ricardo Teobaldo (Podemos); Sebastião Oliveira (PL); Silvio Costa Filho (Republicanos). Fernando Rodolfo (PL) não votou.

Sindsprev realiza reunião dos Aposentados

Nesta segunda-feira (24), os aposentados do Sinsprev-PE terão uma tarde de alegria e descontração na live show Dança, música, alongamento e história da dança ciranda comandada pelo facilitador Samuel Araújo. O encontro será feito por videoconferência através do aplicativo zoom às 15h. Participe pelo link https://us02web.zoom.us/j/84475646108!