Dica Cultural Sindsprev-PE
A dica cultural de hoje é o livro Mulheres na luta armada: protagonismo feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional), da autora Maria Cláudia Badan Ribeiro. O livro descreve um momento no Brasil em que a única oposição aberta ao sistema era as ações armadas de guerrilha urbana, desencadeadas de 1967 até 1973. São seis anos de enfrentamento ignorados pela história oficial.
A publicação relembra a história de mulheres que se empenharam em destruir a ditadura. Pessoas que romperam com a sociedade e com suas famílias, que as queriam casadas, recatadas e do lar. Elas queriam conquistar seu espaço no mundo. Muitas mulheres que participaram da ANL entravam sem saber se, no dia seguinte, estariam vivas, algumas eram adolescentes, outras foram presas grávidas e tiveram o parto na prisão. A autora conta também o retorno das sobreviventes à sociedade.
Essas e outras histórias são retratadas no livro. A publicação preenche espaços importantes para estudo e compreensão da época e dos atos de resistência à ditadura de 1964. A narrativa conta histórias verídicas e reúne depoimentos das pessoas que vivenciaram aquele momento. Vale muito a pena abrir mão de um tempinho para ler Mulheres na luta armada: protagonismo feminino na ALN. Essa foi a nossa dica desta semana. Na próxima sexta-feira, tem mais!