Dica Cultural Sindsprev

A dica cultural de hoje é o longa-metragem Não toque em meu companheiro, de Maria Augusto Ramos, também diretora do filme O Processo. O documentário narra a mobilização dos funcionários da Caixa Econômica Federal em 1991 quando, ao lutar por seus direitos, foram retaliados com uma demissão em massa de 110 bancários.

Como resposta, os servidores iniciaram uma rede de solidariedade através da campanha “Não Toque Meu Companheiro”, uma união dos funcionários que pagou o salário dos demitidos e que não sossegou até a reintegração dos 110 colegas, conquistada em 1992. Quem conta essa história são os próprios bancários. No longa, a documentarista acreditou na potência da linguagem cinematográfica e abriu mão de letreiros explicativos, narrações didáticas e outros recursos escolares.

O filme tem 75 minutos de um tom observador. Nós nos sentimos espectadores da conversa dos bancários, que traçam um paralelo entre o governo Collor – que realizou medidas severas de redução do Estado — e o governo Bolsonaro, que inaugura um novo ciclo neoliberal no país. Tudo contribuiu para a reflexão sobre esses dois momentos no Brasil. O filme conta, ainda, com a participação da filósofa Marilena Chauí e do economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo, que falam sobre a flexibilização e as relações do trabalho. Essa foi a nossa dica desta semana. Na próxima sexta-feira, tem mais!