Política de Estado Mínimo cria impasse na área de reabilitação profissional no INSS e usuário pode ser prejudicado

Nesta terça-feira (18), às 14h, o Sindsprev-PE realizará o debate Análise de Compatibilidade de Trabalho: a quem compete e quais os caminhos possíveis para a realização da demanda institucional? A discussão é importante, pois, com a migração da perícia médica para o âmbito estadual, uma lacuna foi aberta. Quem executará essa demanda? O governo não quer fazer concurso público para preencher o quadro de profissionais e está jogando essa função para os assistentes sociais que atuam na Reabilitação Profissional em equipes multiprofissionais de saúde.

A questão é que, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e com o Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco, essa atividade é incompatível com a formação profissional dos assistentes sociais e pode ser considerada exercício ilegal da profissão. Quem está do outro lado desse impasse é o usuário, pois ele poderá não ser atendido como deveria e poder ser direcionado para uma atividade para qual ele não tem condições físicas. Mais uma vez a política de Estado Mínimo gera desconforto entre profissionais do Serviço Social e malefícios ao segurado.

A reunião terá a participação do advogado Claudio Ferreira, integrante da equipe jurídica do Sindsprev-PE, que ajudará a esclarecer questões jurídicas e competências dos profissionais do Serviço Social que estão no centro do debate. Para participar, baixe o aplicativo Zoom no seu celular e entre na discussão por meio do link https://us02web.zoom.us/j/85004886463.

Sindsprev luta pela não abertura das Agências da Previdência Social em período de pandemia e divulga atividades da semana

Agenda I >> Todas as segundas, às 15h, a Secretaria dos Aposentados realiza a reunião com os aposentados da categoria. Nesta segunda (17 de agosto), a arte-recreadora e professora de tecnologia para pessoas com mais de 60 anos, dará dicas e explicações sobre o mundo digital. Se você quer aprender mais sobre esse mundo tecnológico, não perca. Será um momento de reencontro, alegria e descontração. Baixe o aplicativo Zoom e participe pelo link https://us02web.zoom.us/j/84475646108.

Agenda II >> A reunião com o Superintendente do INSS foi novamente adiada. De acordo com informações, o INSS terá sua reabertura adiada para a primeira semana de setembro e o horário da nossa reunião (que aconteceria na sexta, às 10h) foi destinado a discutir a nova data de reabertura com o Presidente do órgão federal e seus Superintendentes. O Sindsprev-PE está reagendando a reunião, que ainda se faz necessária, para a próxima terça-feira (18), às 14h, e reafirma que não há condições de reabrir as Agências da Previdência Social enquanto a pandemia não estiver controlada .

Agenda III >> Você tem algum tipo de fobia ou teve um ataque de pânico? Quer aprender mais sobre transtorno de ansiedade? Então você precisa participar da live com a psicóloga Ana Magnólia desta quarta-feira (19) que discutirá Fobias e Síndrome do Pânico. A palestra será às 17h, pela plataforma Zoom. (https://us02web.zoom.us/j/84711143750). Participe!