Servidores discutem estratégias para enfrentar o desmonte do INSS


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



O Governo tenta a todo custo pressionar servidores, retirar direitos e precarizar os serviços públicos. Atento a esse processo de desmonte, o Sindsprev-PE realizará, nesta sexta-feira (14), o Encontro Estadual do Serviço Social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sob o tema A incompatibilidade entre o projeto ético-profissional do Serviço Social e o estabelecimento do trabalho por produtividade imposta pela reforma administrativa em curso no INSS, a discussão será realizada às 14h pela plataforma zoom (https://us02web.zoom.us/j/86839982915)e contará com a participação do Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS 4ª Região) e Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

O Encontro tem como proposta debater e formular estratégias para enfrentar o desmonte estrutural em curso no INSS. Em junho, o Governo lançou o Mapa Estratégico do INSS (Resolução nº 07/CEGOV/INSS de 10/06/2020). O documento mostra que haverá uma drástica redução das estruturas de gestão (Gerências Executivas) e de atendimento (Agências da Previdência Social). A iniciativa é uma grave ameaça à política pública de Previdência Social!

O evento discutirá ainda as alterações nos processos de trabalho no órgão federal e as imposições de produtividade presentes na Portaria nº 689, de 17 de junho de 2020, que estabelece a perspectiva de extinguir a jornada de trabalho para implantar produtividade para todas as áreas do INSS. Nessa reformulação, algumas atividades do Serviço Social propostas são incompatíveis com o projeto profissional da área, pois prejudica direitos conquistados da população atendida, reduz o tempo de atendimentos e intensifica a exploração da categoria ao implantar metas inatingíveis estabelecidas pela Gestão.

« Voltar