Sindicatos e CNTSS voltam a cobrar pelo Banco de Pontos em reunião com o INSS
De acordo com os trabalhadores, a produtividade dos servidores é por pontuação. Caso o servidor não cumpra a meta de pontos mensais, ele pode perder a produtividade, que é remunerada, porém, se ultrapassar a pontuação, o excesso não é aproveitado no mês subsequente essa pontuação só serve para o mês trabalhado. Em reunião, o interlocutor do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) afirmou que as demandas dos servidores estão em estágio iniciais e alegou que não pode se posicionar quanto às datas de entrega e resoluções. A CNTSS e seus sindicatos filiados questionaram e cobraram, na ocasião, a fixação de prazos para o oferecimento de respostas conclusivas para a pontuação e o banco de pontos.
O representante do governo afirmou ainda que a necessidade do cumprimento da pontuação fixada como meta segue essencialmente a mesma lógica do Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SISREF). Hélder Calado explicou que, se não houver eventualmente o cumprimento em um determinado mês, o tempo devido pelo servidor deve ser pago em meses subsequentes. De acordo com Calado, essas medidas resultarão no aperfeiçoamento do banco de pontos, tanto para a devida compensação da pontuação como para o cálculo em competências posteriores do excedente em favor do servidor. Calado repassou ainda que a gestão dos processos, que hoje é controlada pelas Gerências e Distrito Federal, será descentralizada, voltando ao controle das Superintendências.
Os dirigentes da CNTSS e dos sindicatos filiados cobraram a retomada do grupo de trabalho sobre a reestruturação da carreira do seguro social e exigem negociações sobre o assunto, tema crucial para o futuro da categoria. Nesta semana, uma nova reunião sobre o Comitê Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho (CGNAD) será realizada.
A CNTSS/CUT foi representada por representantes sindicais do estado de São Paulo, Sergipe, Pernambuco e do Distrito Federal. A reunião contou ainda com a participação do representante da Diretoria de Atendimento (DIRAT), Ilton José Fernandes Filho.