Sindsprev solicitará fechamento de agências que não cumprirem exigências sanitárias

Mesmo diante de uma pandemia que coloca a vida das pessoas em risco, o Governo Federal insiste em abrir as Agências de Previdência Social e, através da Portaria Conjunta nº 22, estabeleceu o dia 13 de julho como o dia para o retorno das atividades presenciais. O Sindsprev se coloca contra essa medida e vê com preocupação a abertura dos serviços, uma vez que, em Pernambuco, o número de infectados ultrapassou a marca de 61 mil pessoas e contabilizamos quase 5 mil mortes. O Sindsprev não defende a abertura das agências e, sim, a medida de distanciamento social e o trabalho remoto dos servidores públicos.

Já que o Governo Federal não pensa na vida dos trabalhadores e dos seus familiares, o Sindpsprev pensa e exigirá que todas as medidas sanitárias expressas na Portaria Conjunta nº 20 sejam cumpridas nesse retorno. Dessa forma, a partir desta segunda-feira (6), o Sindicato fará uma vistoria em cada uma das Agências de Previdência Social da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado, in loco. A equipe de vistoria será composta por um sanitarista, um técnico de segurança e um engenheiro do trabalho e, nas situações em que as agências estiverem descumprindo as adequações sanitárias expressas na Portaria nº 20, o Sindsprev emitirá um relatório técnico ao Ministério Público do Trabalho reclamando o fechamento da agência.

Portaria nº 20 - O Sindsprev produziu e encaminhou o Protocolo de Segurança – Procedimentos de Prevenção e de Controle da Covid -19 no Trabalho ao Superintendente Regional do INSS – Nordeste no dia 17 de julho. O documento chancelado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) foi apresentado ao Presidente do INSS. O Sindsprev não permitirá a abertura de qualquer agência sem que haja o cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas pelo próprio Governo. Sem cumprimento das exigências sanitárias, não haverá trabalho presencial e não haverá agência aberta. Juntos somos fortes!

Reunião - A direção do Sindsprev terá, na próxima quarta (8), às 10h, uma nova reunião com a Superintendência do INSS para discutir essa possível reabertura das agências.

Sindsprev discute Crise, Pandemia, Serviço Público e os Trabalhadores

O Sindsprev realizará, na segunda-feira (06), às 17h, a live Crise, Pandemia, Serviço Público e os Trabalhadores. A discussão sobre o contexto político brasileiro será transmitida através da Plataforma Zoom. Como palestrantes, o Sindicato convidou o professor Roberto Veras, Doutor em Sociologia pela USP e professor da UFPB e o professor Marcelo Manzano, Doutor em Economia do trabalho e professor do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho /Unicamp.

Durante a live, os professores discutirão os impactos causados pela crise, a economia brasileira, a sociedade, o mercado de trabalho, o Estado brasileiro e a carreira dos servidores públicos, esses tão importantes e ameaçados pela conjunção política atual. A realização das lives do Sindsprev tem como objetivo manter um contato direito com a categoria em um momento de distanciamento social e busca, ainda, informar aos filiados o trabalho do Sindicato no período de distanciamento social.