Sindsprev-PE é contra a reabertura do INSS e prepara a categoria para luta

A direção do Sindsprev já havia publicado anteriormente, posicionamento contrário a reabertura das agências da Previdência Social a partir do dia 22 de junho, apesar de haver um movimento de flexibilização das atividades econômicas por parte dos governos estaduais e municipais. Em Pernambuco por exemplo, não existem evidências que estejamos saindo do pico da pandemia.

O INSS também ainda não apresentou um plano de reabertura que garanta as condições de saúde e segurança no trabalho, o próprio GT criado pelo órgão, em seu relatório preliminar, indica o mês de agosto para a possível reabertura, sendo assim é difícil pensar em reabrir no mês de julho.

Ontem (09) a direção do Sindsprev-PE realizou mais um debate com a categoria sobre o tema. Foi apresentada uma proposta de “Protocolo Segurança – Procedimentos Prevenção Covid-19 no Trabalho”.

O documento foi elaborado pela direção do sindicato e contou com a colaboração de um grupo de servidores. A intenção do documento é obrigar o INSS a adotar medidas que garantam as condições de segurança e saúde dos servidores.

Para o coordenador-geral do Sindsprev em exercício, Irineu Messias: “o sindicato não vai aceitar o retorno ao trabalho, colocando em risco a vida dos servidores”, afirmou. Foram definidos alguns encaminhamentos, mas o principal deles é preparar a categoria para o enfrentamento à reabertura de forma precipitada e também de judicializar o possível retorno dia 22 de junho.

Ficou ainda encaminhado notificar o INSS acerca do “Protocolo”, exigindo do órgão a adoção das medidas elaboradas pelo sindicato e servidores e realizar a entrega do “Protocolo” ao Ministério Público Federal, além de um novo encontro com a categoria no próximo dia 15 às 16h, na plataforma Zoom.