Presidente do Senado propõe congelar salário dos servidores

Esta semana os servidores públicos mais uma vez foram alvo de ataque de representante do governo Bolsonaro, o Ministro Paulo Guedes, afirmou que o ''Servidor não pode ficar em casa com a geladeira cheia, enquanto milhões perdem o emprego'' e em outro dia da mesma semana o presidente do senado, Davi Alcolumbre, tenta incluir no PL 149/2019, que trata do auxílio financeiro da união aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, uma proposta de congelamento dos salários dos servidores públicos municipais, estaduais e federais.

A direção do Sindsprev-PE repudia a fala do Ministro Paulo Guedes, justo na semana de comemoração do Dia do Trabalhador o Ministro faz mais uma demostração da sua determinação de desvalorizar o serviço público e os profissionais que atuam nos mais diversos órgãos.

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 demostrou para o mundo e para o Brasil, a importância de investimentos no serviço público e na valorização dos profissionais, o que seria do país se não tivéssemos um sistema público de saúde gratuito e universal? Que mesmo com todas as deficiências ocasionadas por falta de investimentos, está salvando milhares de vidas. Também, o que seria dos trabalhadores do Brasil se não tivéssemos a Previdência Social? As universidades públicas? Que além de formarem profissionalmente os jovens e adultos, são centros de pesquisas de referências no mundo.

Os servidores, doam suas vidas para servir a sociedade brasileira, muito deles arriscam a própria vida no desempenho das suas atividades profissionais, por isso, não é correta a fala do Ministro, só demostra a que veio este governo, supervalorizar a iniciativa privada e destruir o serviço público brasileiro.

Sindsprev-PE realiza videoconferências com delegados de base da Saúde e do INSS

A direção do Sindsprev-PE havia programado e realizou videoconferências com os delegados de base que atuam nas unidades de saúde e no INSS. As reuniões tiveram uma boa participação e foi um excelente espaço de dialogo e identificação dos problemas e demandas dos servidores nos locais de trabalho.

Nas videoconferências com os delegados da saúde, contou-se com a colaboração da médica infectologista Sylvia Lemos, que fez uma fala em relação ao momento que estamos vivendo com a Pandemia ocasionada pela contaminação do Covid-19, ela chamou atenção em relação aos cuidados necessários e que daqui para frente teremos que mudar radicalmente nossos hábitos, não apenas no local de trabalho, mas também em casa e todos os lugares que frequentamos. Dos problemas identificados nos locais de trabalho, a falta de EPI´s foi o que mais chamou atenção da direção do sindicato e medidas estão sendo tomadas pela diretoria para sanar essa problemática.

Com os delegados do INSS, contou-se com a colaboração de Daivid Cristian, representante do CGNAD e Yali Alves do GT nacional de pontuação, ambos inicialmente realizaram relato das reuniões nacionais realizadas, em relação ao CGNAD ele informou que não há previsão de perda da CGDAS no cinclo de avaliação de desempenho que foi concluído em 30 de abril. Em relação ao GT pontuação, foi informado que na reunião, foram apresentados várias propostas visando resolver os vários problemas identificados pelos servidores, mas não houve continuidade dos trabalhos do grupo e não se sabe se ainda quando haverá nova reunião.

Também foram apresentadas várias propostas na videoconferência do INSS, umas das principais delas é a necessidade de se garantir, em razão da Pandemia do Corona Vírus, a manutenção do atendimento remoto nas agências da Previdência Social. P or enquanto a nova portaria só garantiu a suspensão do atendimento presencial até 22 de maio, neste sentido, o sindicato irá nos próximos dias, realizar uma nova reunião através de videoconferência com a base, para debater essa questão e mobilizar a categoria para enfrentamento ao governo, caso ele decida reabrir as APS de forma precipitada e sem um plano dialogado com a categoria de biossegurança.