Congelamento de salários de servidores por um ano é incluído em projeto do Senado

Senado inclui em projeto congelamento de salário de servidores por um ano e meio. Segundo ministro da Economia, Paulo Guedes, medida deve gerar R$ 130 bilhões de recursos para Estados e municípios enfrentar a crise causada pelo novo coronavírus.

O governo federal espera que o Senado aprove, neste fim de semana, o projeto de socorro financeiro a Estados e municípios afetados pela crise causada pelo novo coronavírus. Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (29), o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que foi incluído no texto o congelamento de salários de todo funcionalismo público por um ano e meio de servidores públicos municipais, estaduais e federais.

Pelos cálculos do ministro, a medida deve gerar R$ 130 bilhões em recursos que serão repartidos pelo governo para Estados e municípios para enfrentar a crise fiscal gerada pela pandemia.

"O funcionalismo público é a terceira maior despesa do governo. Não pedimos corte, pedimos para não ter aumento. Com isso, vamos poupar R$ 130 bilhões que podemos repartir para os Estados. É simples como isso. A opinião pública vai aplaudir isso, esse ato do presidente do Senado", justificou Guedes.

Nesta quinta-feira (30), o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, deve apresentar o relatório do projeto já aprovado na Câmara dos Deputados. Entre eles, estão a limitação do valor e do prazo de compensação de ICMS e ISS a ser feita pela União a Estados e municípios.A votação da proposta está prevista para ocorrer no próximo sábado.

Fonte: https://bit.ly/2VRF1Ue