Servidores públicos federais voltam a pressionar por publicação de Medida Provisória

No dia 14/05, servidores públicos federais de mais de dezessete categorias voltaram à Esplanada dos Ministérios para protestar contra a demora da publicação da medida provisória (MP) que trará reajustes para mais de 800 mil. Os servidores, que esperavam a publicação no Diário Oficial da União para esta terça-feira, 13/05, seguem apreensivos.

A expectativa é de que a publicação aconteça nesta quarta, 14/05. As categorias que aguardam a publicação da segunda MP com reajustes para outros 300 mil servidores também participam da atividade que começa a partir das 10 horas e tem concentração no Espaço do Servidor. Além da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) vão estar na Esplanada a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e diversas entidades que aguardam o envio desta MP ao Congresso Nacional.

Entre as categorias com propostas encaminhadas nesta MP estão servidores do Incra, HFA, Cultura, administrativos da Polícia Federal, servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), dos ministérios da Previdência, Saúde, e Trabalho, incluindo Funasa, que fazem parte da chamada Seguridade Social ou CPST (Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho), professores, técnicos das escolas universitárias, entre outros.

Entre as que esperam a publicação da segunda MP estão servidores administrativos fazendários, do Dnit, da Ciência e Tecnologia, Banco Central, Imprensa Nacional, entre outros. Algumas estão em processo final de negociação e devem fechar acordos a tempo de serem incluídas na MP. A expectativa é de que esta medida seja publicada ainda em maio.

Fonte: CUT