Seminário debate saúde e segurança do trabalhador

Começou ontem, 24/04, uma série de atividades marcadas para o dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. Pela manhã, no auditório do Sindsprev/PE – Rua Marques do Amorim/no Recife, foram proferidas palestras sobre desenvolvimento, saúde e segurança do trabalhador. Participaram da mesa de abertura, o diretor técnico do Condepe/Fidem, Ruskin Marinho de Freitas, o coordenador Estadual da Política de Atenção a Saúde do Trabalhador (CEAST), Gildázio Moura, o coordenador da Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Pérez e a secretária de Políticas Sociais da CUT-PE, Lindinere Ferreira.

As atividades foram iniciadas com uma exposição de Ruskin Marinho sobre os "Desafios do Crescimento Econômico com Qualidade de Vida para os Trabalhadores". Ele mostrou aos participantes as ações do Governo Estadual em relação ao crescimento econômico, bem como as políticas desenvolvidas para geração de emprego.

Em seguida, Marcos Pérez colocou em debate "Desenvolvimento, Saúde e Segurança no Trabalhor" e apresentou dados que entre 1999 a 2005 foram registrados 3.133 milhões de acidentes de trabalho, com 23.514 mortes e 111.963 casos de incapacidade permanenteonde. Pérez ressaltou sobre as políticas de desenvolvimento que causam problemas e geram impactos de saúde ao trabalhador, como a política econômica, agrícola, da indústria e comércio e, também, sobre as políticas setoriais que atendem aos agravos da saúde do trabalhador, como a saúde, previdência, meio ambiente e justiça.

Segundo o coordenador Nacional da Saúde do Trabalho, Marcos Pérez, o importante é pensar nas condições de trabalho que vêm gerando acidentes e doenças. "Saúde é um direito de todos e dever do Estado. Cabe ao Sistema Único de Saúde a prevenção, promoção, assistência e recuperação dos trabalhadores submetidos a essas atividades", disse. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que menos de 4% de todas as doenças ocupacionais são notificadas na América Latina. As causas envolvem diagnósticos errados e a falta de uma pesquisa maior sobre os motivos das enfermidades.

Logo depois, o coordenador Estadual da Política de Atenção a Saúde do Trabalhador, Gildázio Moura, comentou sobre as Unidades Sentinelas, um novo programa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que capacitará profissionais da área hospitalar para tratar de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Para Moura, essa é uma estratégia federal para se aumentar a qualidade do atendimento e o controle de informes a respeito dessas incidências. "O Governo Federal estabeleceu essa meta para se ter um maior controle. Cada governador instala de acordo com as necessidades do local. Há lugares que já possuem um rigor na captação dessas informações, mas essa não é a realidade de Pernambuco. Por isso, é tão importante a implantação do programa queremos mudar essa lógica e quebrar esse paradigma", declarou.

No horário da tarde, foi apresentado pelo diretor-adjunto do Ministério da Previdência Social, Domingos Lino, a palestra sobre "Direitos Previdenciários e Aposentadoria Especial". Ele abordou temas sobre a evolução normativa, a problemática de expectativas, como também a preocupação dos trabalhadores e dos empregadores,os desafios na área de saúde e segurança do trabalho. Foi ainda apresentado e discutido um quadro geral de aposentadorias especiais no Brasil. Ao final, foi realizado um debate liderado pelo diretor da COMPREV, Mário Rocha.

Hoje, 25/04, sexta-feira, as atividades prosseguem com o seminário "Saúde, Trabalho e Vida Dignificam o Servidor". O evento acontece também no auditório do Sindsprev-PE para marcar a Semana Mundial em Memória dos Acidentes e Doenças do Trabalho, cujo dia é celebrado anualmente em 28 de abril. Serão debatidos os seguintes temas: "O Sisosp e a Reabilitação Profissional do Servidor Público - Um desafio a ser vencido" (Sisosp - Sistema Integrado de Saúde Ocupacional do Servidor Público Federal); "Política de Saúde do Trabalhador - dificuldades e avanços"; "Os Transtornos Mentais e Comportamentais como conseqüência do Assédio Moral e os Avanços na Legislação" e "Projeto Vida Viva - Redesenhando a Vida".

Vale destacar que no dia 28/04 (segunda-feira), às 9h, será realizada com uma Audiência Pública na Câmara dos Vereadores do Recife, onde serão apresentados os dados epidemiológicos dos acidentes de trabalho e o papel do Centro Regional de Saúde do Trabalhador. À tarde, a partir das 14h, acontece a Audiência na Assembléia Legislativa, sobre o Perfil dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em Pernambuco, com base nos dados de atendimento no Hospital da Restauração. Além de exposição fotográfica de vivências em Mocambique, terminando com um a Ato Público, às 18h, no Monumento Tortura Nunca Mais. Cerca de 400 velas serão acesas em frente ao monumento simbolizando as milhares de vítimas de acidentes em todo o mundo.

Promovido pela Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) e sindicatos filiados, o movimento 28 de abril tem ainda o apoio de entidades como o Ministério Público do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Projeto Vida Viva, da Associação Pernambucana dos Portadores de Doenças Relacionadas ao Trabalho, dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife, Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, entre outras entidades.

Fonte: CUT - PE