Governo provoca caos no INSS e convocação de militares não é solução

O governo federal comunicou na terça-feira (14) que pretende convocar 7 mil militares da reserva para trabalhar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a desculpa de que vai zerar, em seis meses, a fila da concessão dos benefícios. Estão em atraso mais de dois milhões de pedidos de aposentadorias e de outros benefícios.

Diante disso, o Sindsprev-PE denuncia que o governo começou a provocar o caos no INSS, quando congelou os salários e adotou metas inatingíveis e uma avaliação de desempenho que reduz a remuneração dos servidores. Além disso, aprovou uma reforma da Previdência que retirou ainda mais direitos da categoria.

Isso vem provocando um aumento do número de servidores do INSS que estão se aposentando por falta de respeito, valorização e perspectiva na carreira profissional. Nos últimos dois anos, cerca de seis mil servidores já se aposentaram e mais de quatro mil estão prestes a se aposentar. Como consequência das medidas irresponsáveis dos dois últimos governos federais, existem dois milhões de benefícios represados, com tendência de aumento das filas do INSS: virtual e presencial.

Antes, foram contratados estagiários que estavam suprindo os papéis dos cargos efetivos dos servidores. Agora, os militares convocados vão substituir os estagiários, com um custo bem superior, o que contradiz o discurso do governo de que está criando oportunidade de emprego para os mais jovens.

Outro fator mais agravante é que os militares não são qualificados para as atividades da Previdência Social que requer conhecimentos específicos do processo de concessão e manutenção dos benefícios. Isso pode causar erros e até fraudes.

Neste quadro caótico, “o governo não está agindo de forma séria e determinada para solucionar os graves problemas do INSS. Ele faz apenas uma campanha de marketing que privilegia os militares, colocando-os como 'os salvadores da Pátria' e não vai resolver o problema dos atrasos nas concessões dos benefícios. O INSS precisa da contratação de servidores qualificados para suas atividades específicas e complexas, como a análise dos processos de concessão de benefícios”, avalia o coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio.

Os problemas não se restringem somente ao atendimento nas agências da Previdência Social (APS), que também exige capacitação profissional na área. Ou seja, de qualquer forma, as filas dos que procuram o INSS tende a aumentar, virtualmente e também nas Agências da Previdência Social (APS). Os mais prejudicados serão os atuais e futuros segurados, que vão ter que esperam mais tempo para ser atendido até que os militares sejam treinados para atividades que não lhes compete.

Uma solução verdadeira seria convocar os aposentados da categoria que já tem experiência nos serviços do processo previdenciário e realizar concursos públicos para suprir a demanda de servidores, pois o caos no INSS não é uma questão de guerra e sim de prioridade política, com todo respeito aos militares”, conclui Luiz Eustáquio.

Participe da comemoração do Dia do Aposentado, 24 de janeiro, no CFL

O Sindsprev-PE convida todos aposentados filiados a participarem, na próxima sexta-feira (24/01), a partir das 9h, da comemoração do Dia do Aposentado, no Centro de Formação e Lazer (CFL).

Será disponibilizado ônibus, saindo da sede do Sindicato às 8h.

Programação: Palestra motivacional, informações jurídicas, música ao vivo com a banda Los Cubanos (dançarinos profissionais), além de serviços de saúde beleza. Despesas do convidado com alimentação e piscina é por conta dele. Para inscrição, o filiado deve ligar para os números: (81) 3433-8311 / 2127-8333/ 99269-4787/ 99269-4364