Governo fecha 2019 com saldo negativo de 24 mil servidores

O atual governo federal escancara suas intenções para desmontar o serviço público, promovendo o menor número de contratações de servidores nos últimos 20 anos; até outubro, foram contabilizadas apenas 9.784 admissões. Levando em consideração as mais de 33 mil aposentadorias concedidas até novembro de 2019, o saldo de funcionários no Executivo Federal está negativo em 24 mil trabalhadores.

Vale ressaltar que, em dezembro de 2019, o governo editou um decreto permitindo a extinção de 27,5 mil cargos; a maioria na área de saúde, sucateando um dos setores que mais precisam de investimentos. O decreto também proíbe concursos para 68 profissões em universidades federais.

O coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, chamou atenção para o real objetivo do governo. “Eles querem acabar com os serviços públicos, deixando na zona rasteira, para poder promover a privatização. Isso é característico de um governo ultraliberal, que tem Paulo Guedes como peça central.”

Algumas mobilizações já estão sendo planejadas pelas centrais sindicais. Um grande paralisação foi marcada para o próximo 18 de março, sendo intitulada como Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, Estatais, Emprego e Salário.

O Sindsprev-PE repudia o desmonte promovido pela atual conjuntura e reafirma luta contra tal atrocidade.