Mobilização dos servidores e do Sindsprev resulta no fechamento da APS da Corredor do Bispo para reforma

Na quinta-feira passada, 17/04, dirigentes do Sindsprev e servidores da Agência da Previdência Social (APS) da Rua Corredor do Bispo, na Boa Vista, reuniram-se com a Gerência Recife do INSS. No encontro, foi definido que os servidores da APS da Corredor do Bispo serão transferidos, temporariamente, para a Gerência Recife do INSS, na Avenida Mário Melo, e os trabalhadores da APS de Casa Amarela serão deslocados para o prédio da APS da Encruzilhada. O atendimento ao público será reiniciado a partir da próxima quarta-feira, 23/04. A APS da Rua Corredor do Bispo, na Boa Vista, fechou para reforma. O prédio está totalmente estragado.

O espaço possui vazamentos que danificaram as instalações elétricas e hidráulicas, o escoamento de água de esgoto se espalha pelas salas de trabalho; ratos, baratas e cupins invadem o ambiente; os banheiros estão inutilizados; falta água potável para servidores e usuários. Enfim, não existem as mínimas condições de funcionamento deste posto do INSS. No início desta semana, uma equipe da Prefeitura do Recife esteve no local e constatou que o lugar esta vulnerável a focos do mosquito da dengue. Além disso, no prédio da APS da Corredor do Bispo funciona também há seis anos a APS de Casa Amarela, cujo o imóvel foi reformado e mesmo assim está abandonado. Diante desta situação, o trabalho se tornou impossível e os servidores paralisaram suas atividades na quarta-feira, 16/04, para exigir providências imediatas.

A mobilização dos servidores foi fundamental para que o Posto da Rua Corredor do Bispo fosse fechado para reforma. O Sindsprev, juntamente com os servidores, vai continuar exigindo condições dignas de trabalho e agilidade para que as duas APS voltem a funcionar em novos espaços. No dia 28/04, 15 horas, na sede do Sindicato, as comissões de servidores das Agências da Rua Corredor do Bispo e Casa Amarela e a direção do Sindicato reúnem-se para acompanhar e cobrar uma solução para este grave problema. De acordo com Irineu Messias, dirigente da CNTSS e secretário geral do Sindsprev, a luta é que a reforma do prédio da Rua Corredor do Bispo seja realizada em um breve espaço de tempo. Vamos pressionar para que, enquanto durar a obra, os servidores sejam transferidos para um espaço que comporte todos os serviços em um único local, garantindo um bom atendimento aos segurados. Outro objetivo é exigir a reabertura da Agência de Casa Amarela, fechada há seis anos para reforma.

Notícias publicadas sobre o assunto:

Caos total
Ratos, baratas e cupins conseguiram fechar a agência do INSS da Rua Corredor do Bispo, Boa Vista. Hoje, funcionários cruzam os braços para exigir melhores condições de trabalho. Tem esgoto escorrendo pelas salas do prédio e as paredes estão a ponto de desabar.
Publicada no Jornal do Commercio, dia 16/04/2008, Editoria de Cidades, p. 2, Coluna JC nas Ruas

Posto do INSS sem atendimento

Agências da Mário Melo e Encruzilhada substituem a da Boa Vista
ROCHELLI DANTAS

Os servidores da Agência da Previdêcia Social (APS) da rua Corredor do Bispo, na Boa Vista, paralisaram as suas atividades ontem. A manifestação foi devido à falta de infra-estrutura do prédio, que também abriga a APS de Casa Amarela. Hoje e amanhã, quando será avaliado se os problemas foram resolvidos, os funcionários serão deslocados para os prédios de atendimento da Mário Melo e da Encruzilhada. Os clientes que já possuem atendimento marcado podem se dirigir para o prédio do Corredor do Bispo, onde funcionários informarão em qual das duas APS será realizado o atendimento.

Os servidores, junto com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Pernambuco (Sindsprev/PE), afirmaram que o prédio possui vazamentos, escoamento de água do esgoto pelas salas de atendimento, proliferação de ratos, baratas e cupins. “Ontem, uma equipe da Prefeitura do Recife esteve aqui e detectou um foco do mosquito da dengue. Então, o trabalho se tornou impossível e os servidores decidiram fazer essa paralisação para tentar exigir uma posição da gerência da previdência”, afirmou o representante do Sindsprev/PE, Luis Eustáquio. Diariamente o prédio realiza 300 atendimentos.

Por meio de sua assessoria de Imprensa, a gerência regional da Previdência Social informou que realizou uma reunião com representantes do sindicato e dos servidores. Segundo a assessoria, o corpo de engenharia do INSS já foi enviado para o local para diagnosticar quais as medidas mais urgentes e dar início à reforma. Amanhã será realizada uma avaliação para verificar se o prédio já possui condições de retomar o atendimento.

Publicada no Jornal Folha de Pernambuco, dia 17/04/2008
Editoria de economia, p. 4

Posto fechado
Depois da mobilização dos servidores, a agência do INSS da Rua Corredor do Bispo, Boa Vista, fechou para reforma. Nesse meio tempo, o atendimento ao público será na Gerência Recife do INSS, na Avenida Mário Melo. Mas só começa quarta-feira.

Publicada no Jornal do Commercio, dia 18/04/2008
Editoria Cidades, p. 2, Coluna JC nas Ruas