Melhorada pontuação da GDASST para aposentados e pensionistas da Carreira da Saúde
A presidenta da CNTSS/CUT, Maria Aparecida Godoi, em reunião na Secretaria de Recursos Humanos/MPOG, foi comunicada que vai ser melhorada a pontuação dos aposentados e pensionistas da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (CPST).
A CNTSS/CUT assinou no dia 25.03.08 Termo de Compromisso que faz um nivelamento salarial para os servidores ativos, aposentados e pensionistas da CPST. Contudo, apesar da assinatura do Termo de Compromisso, depois de consultas aos sindicatos filiados a Confederação, manifestou sua discordância pela continuidade da política salarial discriminatória para com os aposentados.
Além disto, por reivindicação da CNTSS/CUT foi inserido no Termo de Compromisso a seguinte cláusula: “A representação sindical reconhece que o presente acordo é um avanço, ressalvando, contudo, que a proposta não abarca todas às bandeiras de lutas históricas das entidades: CUT – Central Única dos Trabalhadores, CNTSS - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social, CONDSEF - Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, em especial a questão dos aposentados e pensionistas”.
O secretariado da Confederação, no dia 27.03.08, se reuniu com o Secretário Duvanier Pereira, momento em que mais uma vez foi reivindicado tratamento isonômico entre ativos e aposentadorias que passa pela melhoria na proposta da tabela salarial fruto do Termo de Compromisso. O Secretário não se comprometeu quanto ao tema isonomia entre ativos e aposentados, mas reconheceu a distorção na forma de aplicar as gratificações produtivistas nas várias Carreiras do funcionalismo público federal.
Boa Noticia – Hoje pela manhã a Presidente da CNTSS/CUT, mais uma vez, no afã de ver a diferença entre aposentados e ativos desaparecer, é que procurou a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MPOG), para reiterar a reivindicação de melhoria na tabela salarial da CPST, no que diz respeito aos aposentados e pensionistas.
Na reunião a Presidenta foi comunicada da decisão do Ministério do Planejamento/SRH em melhorar a pontuação da GDASST para os aposentados e pensionistas. A decisão será implementada através de um termo Aditivo ao Termo de Compromisso da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (CPST) com as seguintes inserções:
a) A pontuação dos aposentados e pensionistas que é de 30 pontos passará para 40 pontos, a partir de março de 2008;
b) Em 2009, passará de 40 pontos para 50 pontos.
A CNTSS/CUT vai continuar lutando para que a pontuação entre ativos, aposentados e pensionistas se equiparem nessa tabela salarial que estará plenamente implantada até 2011.
“Entendemos como um avanço muito importante e que foi fruto de nossa firme posição e pela mobilização recentemente realizada no dia 26 de março de 2008, em Brasília/DF”, declarou Maria Aparecida
Continuaremos na luta pela paridade entre os ativos e aposentados!
FONTE: CNTSS-CUT – 01/04/08