Fracasso no megaleilão serviu pra mostrar a importância da Petrobras pro país

[caption id="attachment_23258" align="alignleft" width="300"]

Plataforma P-74, em Búzios. Foto: divulgação/Petrobras.[/caption]

Quatro áreas do pré-sal (camada petrolífera descoberta durante o governo Lula) foram a leilão na última quarta-feira (06); foram elas: Búzios, Itapu, Atapu e Sépia. O intitulado megaleilão, que segundo estimativa da atual conjuntura, iria render R$ 106,5 bilhões, não passou de um fiasco, arrecadando apenas R$ 69,9 bilhões. O pregão serviu pra uma coisa: mostrar a importância das estatais pro país.Isso porque das 14 empresas habilitadas, apenas metade compareceu; e de todos os campos, apenas dois foram arrematados, o de Búzios e o de Itapu.

O campo de Búzios, o único cobiçado, foi arrematado pela Petrobras, que ficou com 90% de participação, e por duas empresas chinesas, que dividem 10% da fatia. Itapu teve apenas o interesse da empresa brasileira, que controlará com magnitude a bacia.

Mais uma vez, a Petrobras socorre o governo e mostra a grandeza e a importância da empresa para a soberania nacional. Os fatos não mentem: a empresa é líder mundial em tecnologia para exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas; ocupa o primeiro lugar em distribuição de derivados de petróleo e gás natural; tem o nono parque de refino do mundo; é responsável por cerca de 10% do PIB do Brasil.

Mesmo diante dos fatos, o governo Bolsonaro insiste enfraquecer a Petrobras e entregar as riquezas do país a grandes empresas estrangeiras. O Sindsprev-PE repudia esse entreguismo e luta pela soberania nacional.