CNTSS participa da reunião do CGNAD e levanta alguns pontos importantes sobre os servidores INSS

Em reunião sobre o Comitê Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho, CGNAD, realizada no dia 22 de outubro de 2019, a CNTSS, representada pelo titular Deivid Christian e pelo suplente Valdir Sabino, levantou uma série de pontos importantes que foram debatidos com o presidente da comissão, Hélder; que antes mesmo de debater qualquer assunto, justificou a demora do índice de setembro. Segundo ele, foi devido ao processo de expurgar as tarefas do BMOB.

A CNTSS argumentou que o indicador não reflete a realidade. Se trata de um índice que os servidores não tem condições de atingir, principalmente por causa da indisponibilidade dos sistemas, ausência de fluxos, por falta de normatização e estrutura.

Vale ressaltar que a imposição dos 90 pontos pode levar prejuízos financeiros no próximo ciclos da Gdass. É preciso ficar atento para que não venha a ter impacto financeiros, uma vez que se trata de gratificação institucional e os servidores não podem ser penalizados por falhas da instituição.

Entenda os pontos debatidos entre a CNTSS e a Comissão

99 pontos

A CNTSS se manteve contrária, por ser impossível o servidor atingir. Isso vale também para a possibilidade da meta individual ser incluída na parte institucional da GDASS.

Nota do abatimento pela indisponibilidade dos sistemas

A CNTSS enxerga que é necessário aumentar. Segundo a Confederação, duas horas causa grande prejuízo na produção do servidor. Quatro horas deveria ser 100%, face as modalidades de trabalho.

Programa que possibilitará o servidor acompanhar a meta

A presidente da Comissão informou que ainda não foi concluído. A CNTSS ressaltou que o programa é de suma importância, já que permitirão os servidores acompanharem o indicador de gratificação que compõem a maior parte da remuneração.

Demanda encaminhadas por servidores da GEX Recife

A CNTSS questionou que na contagem total de servidores lotados nas gerências, devem subtrair os servidores que não estão sob a subordinação das GEX's exemplo:  auditoria, corregedoria, APS de acordo internacional, etc) já que as atividades não são demandas das gerências mas sim de regionais, nacionais e até internacionais e a quantidade de servidores pesam apenas para algumas gerenciais em especial no ITC-GDASS.  A representação do INSS concordou e informou que iria suprimir esses servidores.

ADJ´S

A CNTSS entende que as atividades deveriam compor a cesta prioritária do ITC-GDASS, já que se tratam de demandas de primeira prioridade, de ordem judicial.

A representação do INSS informou que, por motivos de sistemas, não conseguiu incluir os serviços da ADJ nos indicadores. Prometeram estudar uma possível supressão destes servidores da contagem total da GEX para compor o ITC-GDASS.

Relatório individuais e gerenciais

A CNTSS apontou que que eles enganam, argumentando que a pontuação do servidor não é a mesma considerada pela Gdass, levando em consideração que que exigências e subtarefas não são computadas para o ITC-GDASS.

A CNTSS exigiu, ainda, que as tarefas de junho fossem incluídas. Os representantes do INSS alegaram que não foi acatado pelo Presidente por não ser considerada tarefa concluída.

A Confederação contestou e ainda ressaltou que o servidor faz análise completa do requerimento, para gerar exigências. Subtarefas para Perícia Médica Federal que não tem retorno, e afetam a conclusão.

Contagem dos servidores com afastamento

A CNTSS pediu pra tirar da contagem e gerou grande discussão.  A direção acredita que tirando, as produções não devem ser consideradas. Eles prometeram apresentar simulações para discutir qual o tempo de afastamento para não considerar incluir o servidor na conta e, mesmo assim, considerar seus pontos.