Centrais definem ação em defesa dos recursos para os programas sociais e dos servidores públicos

Na quinta-feira passada, 10/01, na CUT nacional, dirigentes das principais centrais sindicais aprovaram ação conjunta em defesa dos recursos para os programas sociais e da manutenção dos acordos firmados com os servidores públicos, garantindo os reajustes e a realização de novos concursos. Esta decisão é uma resposta à posição do Governo Federal de cancelar o aumento salarial do funcionalismo depois da derrota da CPMF.
O Dieese apresentou levantamento, mostrando que 28 categorias devem sofrer congelamento nos aumentos salariais, entre elas, Saúde, Trabalho e Previdência. As centrais decidiram deflagrar grande mobilização, até o final de janeiro, e instalar Grupo de Trabalho para formatar a regulamentação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tratam do direito à negociação coletiva no serviço público e da demissão imotivada.
Este posicionamento será reforçado pela CNTSS, em audiência que está sendo solicitada ao Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A Confederação vai exigir a imediata reabertura das negociações. O Sindsprev condena o desrespeito do Governo aos servidores públicos na questão do reajuste e na possibilidade de avanços nas negociações, na reestruturação das carreiras e na contratação de novos servidores. A ação coletiva é decisiva para enfrentarmos essas duras investidas do Governo Lula e a resposta dos servidores é fortalecer a mobilização nacional.