13º Congresso Nacional da CUT debateu fortalecimento dos sindicatos e defesa dos direitos, democracia e soberania do Brasil

De segunda (07) até quinta-feira (10), em Praia Grande (SP), mais de 100 sindicalistas de 50 países debateram no 13º Congresso Nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), temas importantes: Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia, entre outros relacionados ao trabalho e aos desafios do sindicalismo em todo o mundo.

Foram discutidos o presente e o futuro do sindicalismo frente aos avanços das novas tecnologias, desregulamentação e precarização do trabalho e alternativas de organização dos trabalhadores.

O Congresso ocorreu num momento difícil de ataques aos direitos e conquistas dos trabalhadores e da sociedade brasileira e de fragilização do movimento sindical e da democracia. O Congresso também destacou a campanha “Lula Livre”, marcou os 35 anos de história da CUT e foi eleita a chapa única 2019 a 2023.

A partir das conclusões dos debates, o 13º Concut definiu estratégias de ação em um plano de lutas para enfrentar os ataques do atual governo ao movimento sindical, à classe trabalhadora e à sociedade em geral.

Principais temas debatidos: O futuro do sindicalismo frente aos avanços das novas tecnologias; Desregulamentação e precarização do trabalho e alternativas de organização dos/as trabalhadores/as; Conjunturas nacional e internacional; Organização e Financiamento Sindical, entre outros.

Representaram o Sindsprev-PE no 13º Concut os diretores e diretoras, Arnaldo Monteiro, Marcondes Carneiro, Alzira Soares, José Bonifácio, Jeane Souza, José Carlos (Carlão) e Silvaneide Costa, que deram suas contribuições nos debates realizados.