Sindsprev discutiu repercussão das metas para GDASS e aposentadoria

Em setembro, a diretoria do Sindsprev-PE realizou nas quatro gerências executivas do INSS em Pernambuco, seminários para debater, entre outras questões, a repercussão dos 90 pontos na GDASS e na aposentadoria dos servidores que estão para se aposentar no atual e no próximo ciclo de avaliação.

O principal questionamento levantado foi se os servidores que estão para se aposentar no atual ciclo de avaliação, que vai até final deste mês de outubro de 2019; ou no próximo ciclo, de novembro de 2019 a abril de 2020, teriam prejuízo no calculo da média dos pontos da GDASS para efeito de cálculo para aposentadoria.

O assessor jurídico do Sindsprev-PE, Cláudio Ferreira, analisou as possibilidades de ocorrerem prejuízos aos servidores que estão para se aposentar neste e no próximo ciclo. Após os debates realizados nos seminários, a assessoria jurídica do Sindicato consolidou o entendimento de que não haverá prejuízo no cálculo dos pontos da GDASS para aposentadoria para quem der entrada até o final do próximo ciclo de avaliação, ou seja, até abril de 2020.

Sendo assim, mesmo que no próximo ciclo de avaliação não se alcance as metas, os servidores que estão com tempo para se aposentar terão até abril de 2020 para entrar com pedido de aposentadoria sem prejuízo no cálculo.