Sindsprev-PE e CNTSS articulam audiência pública para debater modelo de gestão do INSS no parlamento
Através de articulações do Sindsprev-PE e da CNTSS, o Deputado Federal Carlos Veras (PT-PE) marcou uma audiência pública para tratar do atual modelo de gestão, caracterizado por Gestão Gerencialista Produtivista. O debate será realizado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, no dia 24 de setembro, às 14h.
Por sugestão do Sindsprev-PE, foram convidados para a Comissão a presidência do INSS, FENASPS, CONTAG, CNTSS e, também, a Universidade de Brasília (UnB). Esta última entidade foi lembrada por ter realizado uma relevante pesquisa, junto ao Sindsprev-PE, em que analisou o modelo do INSS e procurou outras alternativas para melhorar a qualidade de vida dos servidores do órgão; sendo elaborada uma cartilha com dados e recortes da vida dos trabalhadores.
A Gestão Gerencialista Produtivista, atual modelo implantado no INSS, se baseia em cobranças abusivas de produtividade, com metas inatingíveis, beirando o surrealismo. Com esse sistema, ocorre o detrimento das características humanas e do espaço para aprendizagem, provocando danos físicos e mentais. Esses fatores atingem o atendimento à toda classe trabalhadora que procura o INSS, gerando, assim, um ciclo nocivo.
Levando em consideração que as redes sociais são ferramentas estratégicas, o Sindsprev-PE apoia as mobilizações que estão sendo realizadas através dos grupos "INSS Offline" e "90 Pontos Não". Ambos foram criados no Whatsapp para que os servidores de todo o Brasil organizem protestos e paralisações; pressionando, assim, os gestores centrais do INSS para que haja mudança no atual modelo de gestão.
É importante frisar que a participação dos sindicatos na audiência é fundamental para alcançar o objetivo de mudar o atual modelo de gestão. O comparecimento das bases sindicais mostra união e organização da classe.