União e representatividade na 25ª edição do Grito dos Excluídos(as)


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

No feriado, sete de setembro, Dia da Independência do Brasil, aconteceu em diversos estados do país a 25ª edição do Grito dos Excluídos(as).

Na cidade do Recife, a manifestação deu início por volta das 9h, a concentração aconteceu no Derby, na Praça da Democracia. Teve panfletagem, feiras e apresentações musicais.

O tema desse ano de 2019 foi: “A vida em Primeiro Lugar” e o lema, “Esse Sistema não Vale”. O ato foi uma crítica ao atual sistema governamental, político e econômico, referindo de forma direta aos crimes ambientais da empresa mineradora Vale, nas cidades de Brumadinho e Mariana (MG).

O movimento saiu pela avenida Agamenon Magalhães às 10:50 em direção ao Parque Amorim. Por volta das 12:30h retornou à Praça do Derby para continuação das atividades que duraram o dia inteiro.

O Sindsprev-PE em parceria com a CUT-PE e demais centrais sindicais. Marcou presença nessa grandiosa mobilização. O coordenador geral, Luiz Eustáquio e demais diretores do sindicato estiveram presentes representando a união e com a mesma finalidade de lutar pelos direitos do povo e representar a classe mais pobre.

Nessa edição, o protesto seguiu o posicionamento das mobilizações anteriores, contra a Reforma da Previdência, em defesa da educação pública e de qualidade, contrariando os cortes feitos pelo governo federal na área da educação e contra a Reforma trabalhista.

Diversos estudantes fizeram lápis gigantes como armas para protestar. Além dos incêndios na região da Amazônia serem lembrados, jovens e adultos mostraram seu posicionamento pela liberdade do ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, com dois bonecos gigantes do ex-presidente e arcebispo de Olinda e Recife.

Aconteceu diversas performances, cada um expressando sua luta com a arte. Pessoas caracterizadas e vendadas, também teve criança que participou recitando poemas. Uma mulher caracterizada de índia encenou a música “Cálice” de 1978 (Chico Buarque e Gilberto Gil” - Pai, afasta de mim esse cálice. De vinho tinto de sangue). Que se tornou uma música poderosa e de resistência ao regime militar.

O Sindsprev-PE continua na luta. Juntos somos mais fortes!

« Voltar