União e representatividade na 25ª edição do Grito dos Excluídos(as)

No feriado, sete de setembro, Dia da Independência do Brasil, aconteceu em diversos estados do país a 25ª edição do Grito dos Excluídos(as).

Na cidade do Recife, a manifestação deu início por volta das 9h, a concentração aconteceu no Derby, na Praça da Democracia. Teve panfletagem, feiras e apresentações musicais.

O tema desse ano de 2019 foi: “A vida em Primeiro Lugar” e o lema, “Esse Sistema não Vale”. O ato foi uma crítica ao atual sistema governamental, político e econômico, referindo de forma direta aos crimes ambientais da empresa mineradora Vale, nas cidades de Brumadinho e Mariana (MG).

O movimento saiu pela avenida Agamenon Magalhães às 10:50 em direção ao Parque Amorim. Por volta das 12:30h retornou à Praça do Derby para continuação das atividades que duraram o dia inteiro.

O Sindsprev-PE em parceria com a CUT-PE e demais centrais sindicais. Marcou presença nessa grandiosa mobilização. O coordenador geral, Luiz Eustáquio e demais diretores do sindicato estiveram presentes representando a união e com a mesma finalidade de lutar pelos direitos do povo e representar a classe mais pobre.

Nessa edição, o protesto seguiu o posicionamento das mobilizações anteriores, contra a Reforma da Previdência, em defesa da educação pública e de qualidade, contrariando os cortes feitos pelo governo federal na área da educação e contra a Reforma trabalhista.

Diversos estudantes fizeram lápis gigantes como armas para protestar. Além dos incêndios na região da Amazônia serem lembrados, jovens e adultos mostraram seu posicionamento pela liberdade do ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, com dois bonecos gigantes do ex-presidente e arcebispo de Olinda e Recife.

Aconteceu diversas performances, cada um expressando sua luta com a arte. Pessoas caracterizadas e vendadas, também teve criança que participou recitando poemas. Uma mulher caracterizada de índia encenou a música “Cálice” de 1978 (Chico Buarque e Gilberto Gil” - Pai, afasta de mim esse cálice. De vinho tinto de sangue). Que se tornou uma música poderosa e de resistência ao regime militar.

O Sindsprev-PE continua na luta. Juntos somos mais fortes!