Grito dos Excluídos na luta pela soberania nacional


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Em sua 25º edição, o Grito dos Excluídos ecoará por todo o Brasil no dia 07 de setembro. Com o tema “Vida em primeiro lugar” e o lema “Este sistema não vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade”, a manifestação denuncia as medidas tomadas pelo governo atual, que são verdadeiros desserviços à classe trabalhadora.

O Sindsprev-PE marcará presença no Grito da capital pernambucana, que terá concentração na Praça do Derby, às 08h00. De lá, os manifestantes irão percorrer as ruas da área central da cidade e voltarão às margens da Avenida Agamenon Magalhães.

A principal preocupação das centrais sindicais é com a crise democrática, que se estabeleceu desde o golpe parlamentar de 2016. De lá pra cá, os direitos conquistados através de árduas batalhas estão sendo ameaçados. As reformas trabalhista e da previdência, assim como o ajuste fiscal, tiram do mais fraco e favorecem o mercado.

O Diretor Geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, chamou atenção para a necessidade da classe trabalhadora participar da manifestação. “É necessário reivindicar os nossos direitos; eles foram conquistados com muito suor pra perdê-los assim, de uma hora pra outra. O Sindsprev contará com a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores no próximo Grito dos Excluídos. Juntos e organizados, resistiremos a esse desgoverno”, afirmou. 

Vale destacar que o Grito surgiu a partir da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo tema era “Fraternidade e os excluídos”. A data escolhida pra sair às ruas não é mera coincidência; o objetivo é tocar nos pontos que ameaçam a soberania do país, mantendo o Brasil preso ao período colonial.

« Voltar