Estamos apostando no crescimento profissional e político de nossos servidores

O Sindsprev firmou parceria com a Faintvisa, faculdade de Vitória de Santo Antão, para curso de pós-graduação em Gestão Pública. A Faintvisa é reconhecida pelo MEC e funciona há 35 anos. O convênio visa capacitar e formar os servidores de nível superior das áreas de Saúde, Previdência e Assistência Social. Serão abertas duas turmas, para filiados do Sindsprev da Região Metropolitana do Recife, com aulas na sede do Sindicato, e uma turma para filiados do interior, com aulas na Faintvisa.

Nestas turmas, os filhos dos filiados, da capital ou do interior, podem também se inscrever. As inscrições foram iniciadas no dia 26 de novembro e vão até 15 de janeiro de 2008. Para isso, os servidores deverão comparecer ao Sindsprev, no horário comercial, com identidade, CPF, Título de Eleitor e contracheque. Nesta entrevista, o secretário geral do Sindicato e dirigente da CNTSS, Irineu Messias, fala da parceria e dos planos para novas propostas de formação dos servidores.

P- Qual o principal objetivo dessa parceria?

Irineu - É oferecer aos servidores opção mais acessível para que voltem aos estudos e também se preparem para possíveis modificações nas reestruturações de carreiras. Quem tiver mais qualificação do ponto de vista da educação formal, poderá ser mais bem posicionado na carreira. Uma outra necessidade é estarmos preparados para defender o serviço público dos ataques privativistas, interagindo com a sociedade sobre a importância de uma gestão pública de qualidade, que passa pela valorização profissional dos servidores, muitas vezes atacados pelo discurso neoliberal de privatização do Estado.

P- Quais as vantagens dessa pós-graduação em relação a cursos de gestão de outras instituições de ensino?

Irineu - O diferencial é que ela terá ênfase em Seguridade Social e uma proposta curricular inovadora, que atinge a área em que atuam nossos filiados, inclusive com disciplinas como Direito Previdenciário, Sistemas de Saúde, entre outras. Outra vantagem é o valor do curso: uma pós-graduação em outras instituições custaria de 250 a 350 reais. Com a parceria, o preço baixou para R$ 112 reais, pagos até o quinto dia útil. O Sindsprev não pretende tornar-se faculdade. Apenas está estimulando os filiados para que voltem a estudar, apostando no seu crescimento profissional e educacional.

P - O Sindicato pretende oferecer novas propostas de formação na área de gestão?

Irineu- Estamos analisando com a Faintvisa a possibilidade a criação, em Pernambuco, mas com perspectiva de se estender a outros estados, de um curso de Tecnólogo (de nível superior) na área de Seguridade Social. O objetivo não é só preparar os servidores para as reestruturações de carreiras, no INSS e na Saúde, mas capacitá-los técnica e politicamente para a defesa de um SUS que esteja de acordo com os princípios da Constituição, de uma Previdência Social pública, de qualidade e inclusiva, de uma política de Assistência Social, entendida como um dever do Estado e um direito do cidadão. A idéia é que o curso seja através da metodologia do Ensino à Distância (EAD), com duração de dois anos, com aula uma vez por semana.