Nos dias 21 e 22 de agosto de 2019, está sendo realizada a V Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Recife promovido pelo Comud (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife).

Nesta quarta-feira (21/08): Aconteceu a abertura, onde foi lido o regimento interno de aprovação. Representando o Sindsprev-PE as diretoras e delegadas Teresa Cristina e Amara Vital, secretária da Secretaria dos Aposentados.

Na quinta-feira (22/08): “Serão eleitos os delegados, que terão poder de votos para interferirem com sugestões nas áreas de saúde, turismo, educação, esporte, lazer, mobilidade e acessibilidade que serão apresentadas para efetivação das políticas públicas pela melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência.” Explica Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife.

A conferência acontece no Recife Praia Hotel, Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina. Na capital do Recife, existem mais de 450 mil pessoas com algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora e mental ou intelectual, o equivalente a 28% da população total da cidade. Segundo dados do ano de 2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).