13ª Conferência Nacional de Saúde rejeita projeto do Governo Lula que cria fundações estatais

O momento não poderia ter sido mais oportuno. As entidades sindicais que integram a Mesa Nacional de Negociação do SUS em todo o país aproveitaram a 13ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, realizada entre os dias 14 e 18 de novembro para fazer um protesto contra o projeto do governo federal de implantação das fundações estatais de direito privado.

Para as entidades as fundações vão enfraquecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o protesto a secretária Nacional de Organização da CUT, Denise Motta Dau, fez um pronunciamento contra o projeto das fundações.

A mesma postura foi seguida pela presidenta da CNTSS-CUT, Maria Aparecida Faria e das outras entidades participantes da conferência. O projeto das fundações estatais de direito de direito privado se encontra atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

As entidades sindicais querem fortalecer o debate contra o modelo das fundações para tentar barrar o projeto do governo. Por orientação da CUT, os militantes e dirigentes sindicais discutiram durante o assunto durante as plenárias da conferência.

FONTE: CNTSS-CUT – 18/11/2007