Mais de 300 participam de ato pela retomada de obra no HGA


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Mais de 300 participantes prestigiaram o ato público organizado pelo Conselho Gestor do Hospital Geral de Areias (HGA), Programa de Atenção ao Idoso (PAI) e Sindsprev, no dia 14/11, naquela unidade de saúde.

A manifestação foi um alerta para agilizar o reinício das obras do centro esportivo do HGA. No início do ato, os idosos praticaram alguns exercícios físicos e em seguida, fizeram um a abraço à praça. No final, dirigiram-se em passeata até o local onde está a obra inacabada do centro esportivo.

O espaço, iniciativa pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS), começou a ser construído no ano passado, no HGA, e não ficou pronto. As obras estão paradas há mais de um ano. Serviço de referência em saúde do idoso, o HGA, que pertence à rede estadual, pretende usar o centro para as atividades de promoção da saúde dos maiores de 65 anos e reabilitação dos que estão em tratamento na unidade.

As obras foram paralisadas no fim do ano passado, após a eleição estadual. Com a mudança de governo no início de 2007, servidores e pacientes se mobilizaram para cobrar a retomada da construção.

O ginásio contará com quadra poliesportiva, piscina para prática de hidroginástica, teatro, sala de jogos e cozinha experimental. Enquanto o ginásio não fica pronto, falta espaço para atender às 480 pessoas cadastradas no PAI e as mais de mil dos ambulatórios de osteoporose, mal de Parkinson e de Alzheimer.

O PAI tem 16 anos e oferece, além de atendimento médico, terapia ocupacional, alfabetização, recreação, atividades físicas e culturais. O ginásio está sendo construído na entrada do HGA. Segundo funcionários do hospital, as estruturas erguidas servem hoje para abrigar ladrões, drogados e prostituídos.

« Voltar