Reunião Delegados e Delegadas de Base

Na sexta-feira, 12 de julho, aconteceu a Reunião dos Delegados de Base, na sede do Sindsprev-PE, localizado no bairro da Boa Vista. Pela manhã, às 9h, foram iniciadas as atividades com, abertura de boas vindas e assinatura de presença. Conforme estavam assinando a ata foi entregue um material com a pauta da reunião e uma cartilha de orientação para os delegados de base.

Às 10h aconteceu a distribuição de grupos e eles foram divididos em dois. O grupo de número 1 foram os delegados e delegadas de base do INSS, que se dirigiram ao miniauditório. A coordenação de grupo foi feita pelo dirigente, Luiz Eustáquio e a diretora Alzira.

O tema discutido foi: Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social GDASS, Tele Trabalho e Lei N° 13.846. Após o destrinchar da reunião foram abertas inscrições aos delegados e delegadas de base para realização do fechamento.

Seguem os encaminhamentos principais – grupo do INSS:

1 – Realizar seminário em todas as gerências para debater indicadores de avaliação de desempenho / GDASS.

2 – Direção do Sindicato, após a realização dos seminários, levar discussão para dentro dos locais de trabalho.

3 – Realizar nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no CFL, atividades específicas com os delegados de base do INSS para aproveitar o desafio da avaliação de desenho e GDASS.

4 – Estudar a possibilidade de contratar estudo científico para análise e construção de indicadores de avaliação de desempenho do INSS.

No grupo de número 2 ficaram os delegados e delegadas de base do Ministério da Saúde e das Universidades. Os palestrantes foram os diretores José Bonifácio e José Carlos (Carlão). Eles permaneceram no auditório principal e o tema da pauta foi: Relação com o Estado e Municípios.

Cada representante apresentou défice dos seus locais de trabalho e foi colocado em pauta estratégias para reforma desses locais. Após a fala dos diretores, Bonifácio e Carlão foram abertas inscrições com oportunidade de falas e questionamentos para cada delegado e delegada de base.

Seguem os encaminhamentos principais – grupo do Ministério da Saúde e das Universidades

1 – Apresentação de demandas do HGV/ HBL/ HAM e outros locais.

2 – Solicitação de reunião do Sindsprev-PE em parceria com o SindSaúde

3 – Comparecimento do Sindsprev-PE aos locais de trabalhos apresentados.

4 – Solicitação com explicações mais específicas de questões jurídicas.

5 – Foi trazido questionamentos da insalubridade:

Para quem recebia e não foi devolvida a insalubridade:

Comparecer ao Sindicato (setor Jurídico)

Trazer o contracheque do mês de dezembro de 2018 provando seu recebimento e o documento do último mês atualizado comprovando que não houve recebimento.

Para quem nunca recebeu:

Comparecer ao Recursos Humanos do seu local de trabalho

Fazer o requerimento que será enviado para Superintendência do Ministério da Saúde de Pernambuco (Antigo NEMS)

Será disponibilizado um perito para ter conhecimento se o local é insalubre ou não.

Às 14h foi iniciado a discussão sobre a reforma da Previdência. Na composição da mesa o coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, o secretário geral, Irineu Messias, o deputado Isaltino Nascimento e a representante do Dieese, Jackeline Natal.

A atividade tratou de atualizar pontos da proposta da reforma que foram definidas em plenário no dia 10 de julho, o dia da votação em 1° turno da proposta da reforma no Plenário do Congresso Nacional da Câmara dos Deputados. Onde as próximas discussões serão no mês agosto, em Brasília.

O Deputado Isaltino, trouxe uma sintetização das principais alterações introduzidas pelo Substitutivo que irá ao Plenário na Câmara dos Deputados.

A representante do Dieese se baseou nas questões que foram tratadas a partir do primeiro texto da proposta original, das alterações que surgiram com o substitutivo do deputado Samuel Pereira.

Ele apresentou o parecer sobre a reforma da Previdência (PEC 6/19), o substitutivo do relator mantém as diretrizes do texto original do Executivo, como a idade mínima para a aposentadoria dos trabalhadores dos setores públicos e privados.

Porém, foram eliminados itens considerados polêmicos e criou uma nova regra de transição, com pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltar na promulgação futura emenda constitucional. Foram discutidas também mais algumas alterações que foram conquistadas em alguns casos. No final, foram abertas inscrições para perguntas do publico.

A ideia geral foi atualizar os diretores, delegados e delegadas de base do Sindsprev-PE e convidados, trocando informações fundamentais, discutindo e rediscutindo quais serão as nossas estratégias de resistência a esse desmonte da Seguridade Social (reforma da Previdência Social).

Queremos que os servidores estejam informados sobre a reforma, buscamos levar conhecimento aos trabalhadores e trabalhadoras da nossa categoria. Estamos unidos e juntos somos mais fortes.” Disse Luiz Eustáquio.

O Sindsprev-PE continua insistentemente lutando pela classe mais carente e seus servidores, buscando incentivar e trazer informações sobre os golpes do atual governo.

Sindicato forte é um Sindicato na luta!