Dirigentes do Sindsprev-PE participaram da 9ª Conferência Estadual de Saúde
Pernambuco em defesa do SUS
Tema: “Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular”
A 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco foi realizada de terça (21/05) a sexta (24/05), a, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Participaram do evento cerca de 2 mil pessoas que discutiram propostas para garantir melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Representando o Sindsprev-PE: a diretora Iacelys Carvalho (Secretaria de Políticas Sociais), Carlos Tavares – Carlão (integrante de umas das mesas de debate). No final, foram empossados os novos conselheiros, entre eles, as diretoras do nosso Sindicato: Silvaneide Costa (titular) e Ivonete Batista (suplente).
O subfinanciamento do sistema e a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, que congela os investimentos em saúde pública até 2036, foram apontados pelos participantes como os principais desafios a serem enfrentados neste momento de retrocessos e perdas de direitos sociais.
O objetivo principal é resgatar a temática da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, como perspectiva e estímulo para garantir a existência do SUS como um projeto de sociedade.
Estamos vivendo um grave momento de ataque aos direitos, às políticas sociais e aos princípios de solidariedade e da saúde. Neste contexto, a conferência tem um papel fundamental de lutar pela garantia da participação popular na defesa do SUS e da Seguridade Social, inclusive com o enfrentamento à proposta de reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados.