CNTSS quer a ratificação da Convenção 151 da OIT

Direito à negociação coletiva

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) marcará presença na IV Marcha da Classe Trabalhadora, convocada unitariamente pelas centrais sindicais para o dia 5 de dezembro, em Brasília.
Para a CNTSS, "a Seguridade Social é um bem público e a luta pelos direitos dos trabalhadores do ramo é parte integrante da luta na defesa dos direitos da população e dos serviços públicos de qualidade".
Ratificação da Convenção 151 – Direito à Negociação Coletiva
Ratificar a Convenção 151 da OIT, garantir e regulamentar o legítimo direito à negociação coletiva dos servidores é fundamental para estabelecer um novo patamar, buscando transformações nas relações de trabalho das três esferas de governo.
30 Horas Semanais para todos os trabalhadores (as) da saúde
Desde 1996 a CNTSS /CUT desencadeou a Campanha pela Regulamentação da Jornada de Trabalho de 30 Horas Semanais e vem, desde então, acumulando informações, debates e mobilizações em torno desta bandeira que objetiva garantir a qualidade do serviço prestado à população, modernizando e humanizando as relações de trabalho.
Terceirização dos Serviços e Precarização do SUS
O processo de terceirização do trabalho no setor saúde, no Brasil, tem implicações para além de seu aspecto gerencial, pois a contratação de trabalho terceirizado vai além dos serviços gerais de limpeza, vigilância, alimentação, manutenção etc. e já atinge os serviços profissionais e técnicos de saúde (laboratório, imagem, pronto atendimento, etc).
Uma conseqüência imediata para os trabalhadores é o processo de precarização do trabalho que se configura com menores salários, diminuição dos níveis de proteção social do trabalho, ausência de benefícios ou salários indiretos e níveis mais altos de rotatividade, além da sobrecarga de trabalho que está diretamente relacionada com doenças ocupacionais.
Lica Bohland - CNTSS/CUT
Rua Caetano Pinto, 575 - 4º andar - Brás