CNTSS e Unaslaf aprovam greve por tempo indeterminado dos servidores do INSS lotados na RFB

Em reunião realizada na quarta-feira passada, 10/10, em Brasília, as diretorias da CNTSS e Unaslaf decidiram aprovar greve por tempo indeterminado dos servidores do INSS redistribuídos para a Receita Federal do Brasil (RFB), a partir do dia 19 de outubro. A categoria luta pelo cumprimento do artigo 12 da Lei nº. 11. 457 e manifesta-se contra a inclusão dos Técnicos da Receita Previdenciária na Carreira Fazendária, pois a redistribuição dos servidores se deu para a RFB e não para o Ministério da Fazenda.

No encontro, as duas entidades decidiram também realizar uma reunião nacional com os representantes dos trabalhadores para avaliar a paralisação de 48 horas, realizada nos dias 3 e 4 de outubro, e preparar a greve por tempo indeterminado da categoria. Na ocasião, ficou acertado que as entidades vão solicitar uma audiência com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. As entidades estabeleceram um prazo até a quarta-feira, 17/10, para que essa reunião ocorra e o Governo apresente uma nova proposta, que não a inclusão na Carreira Fazendária. Se a audiência não for realizada até esta data, a greve por tempo indeterminado será iniciada na sexta-feira, dia 19 de outubro.

A CNTSS ainda decidiu entrar com um mandado de segurança, em nível nacional, requerendo a liberação dos servidores que optaram por permanecer nos quadros do INSS. Nos próximos dias será instalado um comando de greve unificado, que terá a tarefa de buscar o apoio dos parlamentares à luta da categoria e pressionar o Governo Lula a resolver definitivamente a situação dos Técnicos da Receita Previdenciária.

O Sindsprev-PE esteve presente na reunião com a participação do seu secretario geral e dirigente da CNTSS, Irineu Messias, e o secretário de administração e diretor da Fenasps, Claudemir Gomes. Também participaram pela CNTSS Terezinha Aguiar, Cláudio Barreto e Edílson Espíndola. A Unaslaf foi representada por Simone Antunes e Waldete Rolim, presidente e vice da entidade.