CUT e CNTSS reúnem-se com lideraça do Governo para debater PLP- 01

O encontro, realizado esta semana, reuniu o vice-líder do Governo, Henrique Fontana, o relator geral do Orçamento da União e do PLP 01, deputado José Pimentel, e representantes da CUT nacional. Estiveram presentes, além da CNTSS-CUT, representada por Irineu Messias, a Condsef, Fenajufe, Proinfes, Fasubra, Sinait, Sindireceita e Unafisco Sindical, entre outras entidades.

No debate, a CNTSS-CUT reafirmou a sua posição de não aceitar o texto original do PLP 01. O projeto define o congelamento dos salários dos servidores públicos por dez anos, o que é inaceitável.

As entidades deixaram claro que desejam discutir a definição de um piso salarial para todo o funcionalismo. Não aceitam apenas o estabelecimento do teto. Também reivindicam a criação de um Conselho Nacional de Gestão Pública. Este Conselho teria o papel de discutir a política de gestão administrativa e de pessoal, entre outras atribuições.

Sua composição seria tripartite: governo, servidores e sociedade civil. O deputado José Pimentel admitiu a viabilidade da proposta. Na próxima reunião, que será realizada no dia 03/10/07, o governo e a bancada sindical apresentarão uma proposta de minuta do Conselho.

Também foi exigida a reativação da Mesa Nacional de Negociação Permanente e uma solução para as perdas salariais referentes a janeiro de 1995 a agosto de 2007. Além disso, a implantação de uma política salarial para o funcionalismo que não penalize aposentados e pensionistas.