Técnicos do INSS param hoje

Há pouco mais de dois meses de funcionamento da Receita Federal do Brasil (RFB), o Poder Executivo vai enfrentar a segunda manifestação dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lotados nesse novo órgão.

Hoje, cerca de cinco mil funcionários, fixados na Super Receita (unificação dos serviços da Receita Federal e Secretaria da Previdência) cruzam os braços por 24 horas, prejudicando o atendimento ao público em todo o País.

Em Pernambuco, onde quase 200 prestadores do INSS foram transferidos, parte dos técnicos ficará em frente ao prédio da RFB, na avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, às 8h.

Por conta da paralisação, os contribuintes não poderão solicitar emissão de Certidão Negativa de Débito (CND), parcelamento de débitos e demais procedimentos realizados pela Arrecadação Federal do Brasil. A principal reivindicação da categoria é que o Governo Federal crie uma carreira para os funcionários redistribuídos.

“Não somos técnicos administrativos, como se denomina no Ministério da Fazenda, e sim previdenciários, com plano de cargo feito”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais na Saúde e na Previdência (Sindsprev), Luiz Eustáquio.

Fonte: Folha de Pernambuco, Editoria de Economia, 15/08/2007