Greve dos trabalhadores do Datasus obtém conquistas

Em assembléia realizada no Rio de Janeiro, dia 16/07, trabalhadores do Datasus aprovaram por unanimidade o acordo apresentado pelo Ministério do Planejamento.

Entre as conquistas obtidas pelo movimento grevista estão a garantia da manutenção das incidências da GAE e anuênio sobre a diferença de vencimento dos servidores do Datasus e não a simples transformação em VPNI; a prorrogação do prazo de opção para entrada na Carreira da Saúde; a devolução dos 11 dias descontados e o compromisso de não descontar os 20 dias referentes ao mês de julho.

Em agosto, o Comando Nacional de Greve vai negociar reivindicações pendentes, entre elas, a oficialização junto ao Ministério do Planejamento da diferença de vencimento do Datasus como vencimento básico; definição de que os 47,11% incidam sobre as rubricas e recebimento imediato do passivo da diferença de vencimento.

O Comando avalia que a greve teve resultados positivos e que os trabalhadores do Datasus devem continuar atentos às próximas negociações.