Sindicalistas pressionam parlamentares no Congresso Nacional

No dia 04/07, mais de 500 lideranças cutistas de todo o país realizaram uma ocupação pacífica do Congresso Nacional. Os dirigentes sindicais apresentaram aos parlamentares as propostas dos trabalhadores dos setores público e privado.

Pela manhã, vestidos com a camiseta "Vote com a CUT”, os manifestantes saíram em passeata da frente do Congresso até o auditório Nereu Ramos, lotando totalmente o local. Depois, seguiram em grupos de 30 sindicalistas para visitar os gabinetes e as Comissões do Trabalho, Seguridade Social, Educação e Agricultura da Câmara Federal.

As principais propostas apresentadas foram: manutenção do veto presidencial à Emenda 3; retirada do PLP 01/07; manutenção dos atuais direitos previdenciários; valorização da escola pública de qualidade; garantia de negociação coletiva no serviço público e direito irrestrito de greve no setor público.

A CUT faz um alerta para que os parlamentares não ousem derrubar o veto do presidente à Emenda 3. Caso isso aconteça, a Central vai organizar manifestações de rua para denunciar quem votou a favor e quem votou contra.