Trabalhadores brasileiros unem-se no protesto contra retirada de direitos

O dia 23 de maio foi marcado por manifestações de diversas categorias de trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, na maioria dos estados do País. Organizado pela CUT, sindicatos filiados, MST e outras organizações da sociedade civil, o movimento nacional unificado protestou contra reformas do Governo Lula e contra a Emenda 3.

Em Pernambuco, mobilizados pelo Sindsprev-PE, trabalhadores da Saúde e Previdência Social tiveram participação expressiva na paralisação de 24 horas e na passeata pelas ruas do centro do Recife, da praça Oswaldo Cruz até o Pátio do Carmo, na Av. Dantas Barreto.

Durante o dia, foram fechadas as Agências da Previdência Social (APS) de todo o estado e alguns setores dos grandes hospitais.

Os previdenciários realizaram paralisações também em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará e Rondônia. Ns demais estados, ocorreram atos de protesto.

Além dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, o movimento foi ampliado com a participação de outras categorias como bancários; químicos; trabalhadores da construção civil e da indústria de bebidas; estudantes e militantes do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Foram mais de duas mil pessoas que protestaram nas ruas do Recife, de forma organizada e pacífica.

O recado foi dado aos “donos do poder”: os trabalhadores repudiam qualquer retirada de direitos, venha de onde vier, do Congresso Nacional ou do próprio Governo Federal.

Além da defesa dos direitos trabalhistas atacados pela Emenda 3, os previdenciários protestaram contra a redução salarial e o congelamento dos salários (PLP 01/2007, do PAC); a falta de planos de carreira; a nova reforma da previdência; a retirada dos pais dependentes da Geap e a limitação do direito de greve.
Continuamos atentos a novas mobilizações.